Moradores de Araguaia ampliam cultivo de manacás
Publicado em 09/08/2020 às 18:16
Iniciado na última semana, o plantio dos pequenos arvoredos floridos e belos, denominados como “manacás”, teve prosseguimento neste sábado (08) no distrito de Araguaia, Marechal Floriano. Ao todo, foram plantados 1,5 mil pés, deixando o distrito como a “futura terra dos manacás”.
Araguaia é considerada a vila com o maior acervo cultural italiano do Espírito Santo, e portanto, a mais visitada do município florianense. O plantio dos manacás tem o objetivo de ampliar a beleza da localidade.
As mudas dos manacás foram doadas pela Associação dos Moradores de Araguaia e plantadas em locais diversos do distrito, como ao lado da antiga estação ferroviária, ainda intacta e servindo como ponto turístico.
O presidente da entidade, Ademir Dadalto, comenta que a ‘vila italiana’ a cada dia que passa fica mais bela e agradável, devido a colaboração dos moradores. “Todos pensam da mesma forma e por isso Araguaia é a mais bela localidade da região graças as flores, imóveis, peças antigas e outros atrativos”.
Para a moradora Isadora Boldrini, o projeto do plantio dos manacás é importante para manter o desenvolvimento do turismo no distrito. “Quando o período da pandemia acabar estaremos a postos para receber com carinho os nossos visitantes que poderão desfrutar dos acervos históricos e apreciar as belezas naturais ofertadas por Araguaia”.
Ela confirma que Araguaia ainda possui grande potencial de desenvolvimento, mas para o bem estar dos moradores e visitantes, a preferência é não vir agora a passeio. “Por enquanto solicitamos a todos a permanência em suas casas para que possamos num futuro próximo desfrutar dessa cultura, tradição e costumes com o máximo de segurança”, conclui.