Moradores acreditam que jequitibá centenário em Ponto Alto tenha sido envenenado

Publicado em 21/02/2020 às 12:19

Compartilhe

Após a reportagem do portal Montanhas Capixabas mostrar uma castanheira que morreu misteriosamente no Parque Alpina, em Campinho, Domingos Martins, alguns moradores do distrito de Ponto Alto, no mesmo município, entraram em contato com a redação do portal, solicitando que fosse feita uma reportagem sobre o jequitibá que se tornou o símbolo da região.

Moradores acreditam que jequitibá centenário em Ponto Alto tenha sido envenenado A árvore centenária vem apresentando, segundo moradores, perda repentina das folhas, galhos secos e algumas lascas em seu tronco, o que para alguns, poderia ser proveniente de alguma intervenção humana criminosa, com o intuito de fazer com que o vegetal viesse a morrer lentamente.

A moradora de Ponto Alto, Juliana Renzelmann Reinholz, se mostrou preocupada com a situação. “Espero que todos os moradores manifestem interesse em desvendar essa situação, pois essa árvore é o símbolo da nossa comunidade”, afirma Juliana.

Clique aqui e assista ao vídeo feito que ela enviou para a redação:

 Prefeitura realiza vistoria

Moradores acreditam que jequitibá centenário em Ponto Alto tenha sido envenenado 2Em contato com a assessoria de comunicação da Prefeitura de Domingos Martins, a Secretaria de Meio Ambiente do município (SEMMA) respondeu, em nota, dizendo que na última terça-feira (18) foi realizada uma vistoria e análise no tronco da árvore em Ponto Alto e não foi identificado nenhum tipo de intervenção ou ação criminosa (envenenamento).

Moradores acreditam que jequitibá centenário em Ponto Alto tenha sido envenenado 3De acordo com o engenheiro florestal George Hilton Venturim a árvore está apresentando um processo natural de desgalhamento e secagem das folhas. “No momento não há riscos de queda, entretanto, a equipe da SEMMA fará nova vistoria nos próximos dias para análise da copa do vegetal”, relata Venturim. O objetivo, segundo o engenheiro, é o de verificar se existe a presença de cupins ou brocas que não estão visíveis.

Veja também

Imagem do WhatsApp de 2025-11-11 à(s) 07.03.12_27742f13

Jovem de Santa Leopoldina se encontra com Príncipe William durante o maior programa ambiental do mundo

Imagem do WhatsApp de 2025-11-10 à(s) 22.05.40_99c71234

Teatro em escolas ensina estudantes das montanhas capixabas sobre o uso consciente da água

Renato-Theodoro ok

Capixaba irá representar mais de 200 mil cafeicultores da América Latina e do Caribe na COP30

111

Governo do Estado entrega 150 barracas de feira para fortalecer a agricultura familiar em oito municípios capixabas

7e1b73d2-536c-4c02-b451-7840b3020f90

PRF flagra adolescente de 14 anos dirigindo carro com sete familiares na BR-101, na divisa entre ES e RJ

11818

Tema da redação: “Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”

_mg_1314

Confira a íntegra do discurso de Lula na abertura da COP30, em Belém

18066a45c6ec04a66826810a2489ff57_lg_original_

Espírito Santo domina Coffee Of The Year com 11 cafés capixabas entre os 15 melhores do Brasil