Montanhas Capixabas a caminho do desenvolvimento sustentável

Publicado em 27/02/2019 às 16:54

Compartilhe

Em 1987, a Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), decretou a importância de se adotar no planeta a busca por um desenvolvimento sustentável: um desenvolvimento que permita atender às necessidades do presente, sem comprometer a habilidade das futuras gerações de atender suas próprias necessidades.

Em busca de um desenvolvimento equilibrado, que seja ambiental, social e economicamente sustentável, várias práticas passaram a ser estudadas mais profundamente, dentre as quais vem se destacando a agricultura familiar, uma atividade de grande relevância nas Montanhas Capixabas.

Agricultura sustentável

Ao contrário do que muitas pessoas podem achar, a sustentabilidade não passa apenas pela conservação de florestas e pelo plantio de árvores, apesar de isso também ser essencial e vir sendo praticado em diversas cidades brasileiras. A sustentabilidade deve ser pensada a partir de cada prática da sociedade atual, desde o descarte de lixo de cada indivíduo até as atividades econômicas de grande impacto ambiental e social.

A especialista em desenvolvimento humano e social da Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo (Secult/ES), Mariana Rodrigues Pires, afirmou em um artigo publicado nos Anais do VIII Congresso Brasileiro de Turismo Rural, que é possível observar uma proliferação de estudos sobre agricultura familiar desde 1990.

Montanhas Capixabas a caminho do desenvolvimento sustentávelFoto: Pexels.com

Segundo ela, tem prevalecido a visão dessa atividade como uma alternativa ao padrão de desenvolvimento rural do agronegócio atual, que conquistou grande produtividade, mas também criou e intensificou problemas sociais e ambientais, como a degradação do meio ambiente e a exclusão social.

Nas Montanhas Capixabas, onde a agricultura familiar ocupa um espaço importante, várias ações têm permitido impulsionar a atividade agrícola sustentável, dentre as quais podemos sublinhar o turismo local e as novas tecnologias desenvolvidas para o setor.

Agroturismo

Em um artigo de 2017, publicado na revista Desenvolvimento em Questão, pesquisadores da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro destacaram a Serra Capixaba, principalmente Venda Nova do Imigrante e Domingos Martins, como “um dos berços do agroturismo no Brasil”, com atrativos que vão dos alimentos agrícolas — em especial morangos, palmito e café — ao modo de vida da colonização italiana e alemã.

Segundo os autores, o turismo rural vem sendo considerado pelo governo brasileiro uma opção para gerar renda e emprego e para melhorar a qualidade de vida no campo. Além disso, acredita-se que ele possa estimular a conservação do patrimônio cultural e natural da comunidade, assim como a produção ambientalmente correta de alimentos, já que a sociedade brasileira tem valorizado cada vez mais a sustentabilidade e os alimentos orgânicos.

Montanhas Capixabas a caminho do desenvolvimento sustentável 2Foto: Pexels.com

Indo ao encontro dessa tendência, políticas públicas no Espírito Santo também vêm estimulando a produção agroecológica e orgânica, auxiliando produtores a realizarem a transição para modelos mais sustentáveis de produção.

A agricultura orgânica — que não utiliza produtos químicos sintéticos prejudiciais para a saúde humana — e a agroecologia — que visa, ao mesmo tempo, à sustentabilidade ambiental, à eficiência econômica e à justiça social — são grandes promessas em um mundo cada vez mais preocupado com o cuidado ambiental e com a qualidade de vida das futuras gerações.

Aliando as oportunidades e tendências apresentadas pelo agroturismo às novas tecnologias e políticas públicas, é possível tornar as Montanhas Capixabas num polo de desenvolvimento sustentável, de agroecologia e de atração crescente de visitantes.

Veja também

view-hands-with-heart-shape-represent-affection 5

Atividade física e saúde do coração: por que se movimentar é essencial

foto nova 6y53g5ty

Olivas de Gramado promove 2º Festival do Azeite com experiências imersivas na Serra Gaúcha

Senior african american woman in face mask receiving vaccination. retirement and senior lifestyle during covid 19 pandemic concept.

Espírito Santo recebe primeiras doses da vacina nacional contra a dengue do Instituto Butantan

secom

Estado reforça parcerias e anuncia novos investimentos em Vila Pavão nas áreas de saúde, educação e infraestrutura

45_donald_trump-the-whinte-house-1024x1024-1-1-1

Suprema Corte dos EUA derruba tarifaço imposto por Trump

55104351798_4398a33af6_o

Lula defende que IA fique a cargo de instituição multilateral

2151803588

O fascínio por personagens animados na cultura brasileira

WhatsApp Image 2026-02-20 at 15.12.42

Comissário de bordo que mora em Dubai é preso em Marechal Floriano após incendiar casa de ex-companheiro