Ministérios da Saúde do Mercosul debatem ações contra varíola dos macacos

Publicado em 04/08/2022 às 16:27

Compartilhe

mercosul

Representantes dos ministérios da saúde do Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Bolívia participaram, nessa segunda-feira (1º), de uma reunião online para debater ações conjuntas contra a monkeypox, também conhecida como varíola dos macacos. Dentre as ações estão a implementação de respostas coordenadas; a proteção às comunidades; medidas de vigilância e saúde pública, o manejo clínico e a prevenção de infecções.

O secretário de Vigilância em Saúde, Arnaldo Medeiros, apresentou um resumo das atividades do Brasil, destacando a Sala de Situação de monkeypox, que por 50 dias coordenou ações como elaboração e atualização da ficha de notificação, além de 50 informes e cinco boletins informativos produzidos. No período também foi estabelecida a distribuição dos quatro laboratórios de referência para a realização de exames de diagnósticos da doença.

O secretário detalhou também os sete eixos do Centro de Operações de Emergências, criado no último dia 29 de julho: plano de contingência para a vigilância; análise de situação; logística de laboratórios; medidas de controle da prevenção; protocolos assistenciais; comunicação; formação e capacitação dos profissionais de saúde.

O Brasil também está em tratativas com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS) para aquisição de vacinas e antivirais para o tratamento da doença.

Causada pelo vírus hMPXV (Human Monkeypox Virus, na sigla em inglês), a varíola dos macacos foi declarada emergência de saúde pública de interesse internacional pela Organização Mundial de Saúde (OMS). A decisão foi tomada com base no aumento de casos em vários países, o que aumenta o risco de uma disseminação internacional.

Fonte: Ministério da Saúde

Veja também

ministerio do saude anuncia parceria

Ministério da Saúde assina parcerias na Índia para produção de medicamentos contra o câncer no SUS

back-view-woman-holding-credit-card-floor

Mais de 76 mil capixabas saem da inadimplência em janeiro

view-hands-with-heart-shape-represent-affection 5

Atividade física e saúde do coração: por que se movimentar é essencial

foto nova 6y53g5ty

Olivas de Gramado promove 2º Festival do Azeite com experiências imersivas na Serra Gaúcha

Senior african american woman in face mask receiving vaccination. retirement and senior lifestyle during covid 19 pandemic concept.

Espírito Santo recebe primeiras doses da vacina nacional contra a dengue do Instituto Butantan

secom

Estado reforça parcerias e anuncia novos investimentos em Vila Pavão nas áreas de saúde, educação e infraestrutura

45_donald_trump-the-whinte-house-1024x1024-1-1-1

Suprema Corte dos EUA derruba tarifaço imposto por Trump

55104351798_4398a33af6_o

Lula defende que IA fique a cargo de instituição multilateral