Ministério Público Federal recomenda que cidadãos mantenham o distanciamento social

Publicado em 20/03/2020 às 18:49

Compartilhe

Devido ao risco de contaminação pelo coronavírus (Covid-19), o Ministério Público Federal no Espírito Santo (MPF/ES) recomendou ao Estado e a todos os municípios capixabas que não promovam, não permitam e não participem de aglomerações de quaisquer espécies (profissional, religiosa, de lazer, entre outras) ou reuniões presenciais, ressalvados apenas os profissionais de saúde, por motivo de força maior.

Além disso, a recomendação também é direcionada a todos os cidadãos, para que não promovam e não participem de aglomerações de quaisquer espécies ou reuniões presenciais, ressalvados também apenas os profissionais de saúde.

Segundo o comunicado do MPF/ES, a recomendação faz-se necessária uma vez que, até o momento, o distanciamento social é a medida mais adequada e efetiva – senão a única – para o enfrentamento da pandemia do Covid-19, em razão do altíssimo grau de contágio do novo coronavírus. Ou seja, não basta que apenas uma parcela da sociedade adote as medidas de combate ao vírus, já que a adoção parcial significa incremento substancial do risco em prejuízo de todos.

O MPF/ES adverte que o descumprimento da recomendação implicará na adoção das providências cabíveis, inclusive responsabilização civil e penal dos envolvidos. “Mais que isso, o MPF/ES roga aos agentes públicos e a toda a sociedade espírito-santense que acatem o quanto recomendado, sob pena de coletiva e individualmente experimentarmos penas muito mais graves que aquelas legalmente previstas”, diz o documento.

A recomendação foi assinada no dia 20 de março pela procuradora Regional dos Direitos do Cidadão no ES, Elisandra de Oliveira Olímpio; e pelos procuradores da República Alexandre Senra e Paulo Henrique Trazzi.

Veja também

Gamer,Playing,Online,Game,On,Smart,Phone,In,Dark,Room.

Domínio do iGaming móvel: por que os celulares lideram

FOTO CAPA

Temporal com ventania provoca alagamentos, queda de árvores e interdições nas Montanhas Capixabas

Messy wires attached to the electric pole, the chaos of cables and wires on an electric pole in Bangkok, Thailand, concept of electricity

Câmara de Venda Nova aprova projeto para remoção de cabos e fios sem uso nas vias urbanas

fogos de artificio

Governo do ES regulamenta lei que proíbe fabricação e queima fogos de artifício ruidosos

palácio Anchieta Natal

Governo do Estado inaugura ‘Natal nos Jardins do Palácio Anchieta’

coluna de arte cronica e poesia

A verdade nua e crua

assistencia social

Estado lança edital para repasse de recursos financeiros para entidades de Assistência Social

Polícia grappling

PMES promove o I Simpósio Estadual de Grappling Policial