Ministério Público do ES consegue condenação de réu a mais de 53 anos de prisão por feminicídio e outros crimes em Domingos Martins

Publicado em 29/11/2024 às 09:21

Compartilhe

Justiça FREEPIK

Foto: Freepik

O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio da Promotoria de Justiça de Domingos Martins, obteve a condenação de Vandi Caetano Viana a mais de 53 anos de prisão pelo assassinato de Tatiele Pereira Venâncio e por outros crimes cometidos em julho de 2020, no município, na semana em que é celebrado o Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres (25/11).

O réu foi condenado, no total, a 53 anos e 7 meses de reclusão, que deverá ser cumprida em regime fechado, além de 2 anos, 8 meses e 18 dias de detenção, pelos crimes de feminicídio qualificado, tentativa de homicídio, sequestro e cárcere privado, perigo para a vida ou saúde de outrem, e resistência à ação dos agentes policiais.

O julgamento pelo Tribunal do Júri que resultou na sentença condenatória aconteceu na terça-feira (26/11), no Salão do Júri da Comarca de Domingos Martins. Na ocasião, o Promotor de Justiça Evaldo Teixeira sustentou os fatos da denúncia para obter a condenação do réu.

Sobre o caso
Os crimes ocorreram no dia 11 de julho de 2020. A denúncia descreve que Vandi Caetano Viana estava hospedado na casa do sobrinho, Edivaldo Caetano da Silva, marido de Tatiele, e acreditava que a morte de seu irmão, Joãozinho, aconteceu por culpa de uma irmã de Tatiele.

No dia dos fatos, o acusado, para vingar a morte do irmão, manteve Tatiele, Edivaldo e os três filhos do casal sob cárcere privado na residência da família, em Domingos Martins. O réu, portando uma faca e ameaçando explodir um botijão de gás, matou Tatieli, à época com 30 anos, com diversos golpes de faca.

Além de assassinar Tatieli, Vandi tentou matar Tiago Pereira Venâncio, irmão da vítima, que conseguiu intervir para proteger a família e sofreu ferimentos graves, somente não vindo a óbito por interferência de terceiros. Com a chegada da polícia ao local, Vandi ainda resistiu à prisão, atacando os agentes da Polícia Militar com a faca.

A denúncia também destaca a brutalidade dos crimes, cometidos na frente dos filhos da vítima. Com a decisão do júri, foi determinada a execução imediata da pena em regime fechado. A condenação reforça a atuação e o compromisso do MPES no combate à violência contra a mulher.

Fonte: MPES

Veja também

view-hands-with-heart-shape-represent-affection 5

Atividade física e saúde do coração: por que se movimentar é essencial

foto nova 6y53g5ty

Olivas de Gramado promove 2º Festival do Azeite com experiências imersivas na Serra Gaúcha

Senior african american woman in face mask receiving vaccination. retirement and senior lifestyle during covid 19 pandemic concept.

Espírito Santo recebe primeiras doses da vacina nacional contra a dengue do Instituto Butantan

secom

Estado reforça parcerias e anuncia novos investimentos em Vila Pavão nas áreas de saúde, educação e infraestrutura

45_donald_trump-the-whinte-house-1024x1024-1-1-1

Suprema Corte dos EUA derruba tarifaço imposto por Trump

55104351798_4398a33af6_o

Lula defende que IA fique a cargo de instituição multilateral

2151803588

O fascínio por personagens animados na cultura brasileira

WhatsApp Image 2026-02-20 at 15.12.42

Comissário de bordo que mora em Dubai é preso em Marechal Floriano após incendiar casa de ex-companheiro