Ministério da Saúde prorroga resgate da vacinação contra HPV até 2026

Publicado em 26/12/2025 às 08:49

Compartilhe

vacinas- freepik

Foto: Freepik

O Ministério da Saúde prorrogou até o primeiro semestre de 2026 a estratégia de resgate vacinal contra o HPV voltada a adolescentes e jovens de 15 a 19 anos que não receberam a vacina na idade recomendada. A iniciativa, que se encerraria em dezembro deste ano, seguirá vigente até a realização da Campanha de Vacinação nas Escolas, ampliando o acesso desse público à imunização.

A expectativa é vacinar cerca de 7 milhões de jovens nessa faixa etária que ainda não foram imunizados contra o HPV em todo o país. Até dezembro de 2025, a estratégia de resgate resultou na aplicação de 208,7 mil doses da vacina, sendo 91 mil em meninas e 117,7 mil em meninos.

Segundo o diretor do Programa Nacional de Imunizações (PNI), Eder Gatti, a ampliação do prazo é fundamental para garantir proteção a quem perdeu a oportunidade de se vacinar entre os 9 e 14 anos. “Ao ampliar a estratégia de resgate, o Ministério da Saúde possibilita que adolescentes e jovens garantam sua proteção individual e contribuam para a redução da circulação do vírus na população”, destacou.

A vacina contra o HPV é segura e essencial para a prevenção de diversos tipos de câncer, como os de colo do útero, vulva, pênis, garganta e pescoço. A estratégia de resgate abrange todos os cerca de 5,5 mil municípios brasileiros, com o objetivo de assegurar o acesso à imunização para adolescentes e jovens ainda não vacinados.

A vacinação está disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e também ocorre por meio de ações extramuros, em locais como escolas, universidades, ginásios esportivos e shoppings. Para fortalecer a estratégia, o Ministério da Saúde conta com o apoio de estados e municípios.

Esquema vacinal

A vacinação contra o HPV integra o calendário nacional de imunização para crianças e adolescentes de 9 a 14 anos. Desde 2024, o Brasil adotou o esquema de dose única, substituindo o modelo anterior de duas doses e facilitando o acesso à vacina.

Para pessoas imunocomprometidas — como aquelas que vivem com HIV/Aids, pacientes oncológicos e transplantados —, o esquema permanece com três doses. A mesma recomendação vale para usuários de PrEP entre 15 e 45 anos e para vítimas de violência sexual a partir dos 15 anos.

Fonte: Ministério da Saúde/ Marcella Mota

Veja também

ministerio do saude anuncia parceria

Ministério da Saúde assina parcerias na Índia para produção de medicamentos contra o câncer no SUS

back-view-woman-holding-credit-card-floor

Mais de 76 mil capixabas saem da inadimplência em janeiro

view-hands-with-heart-shape-represent-affection 5

Atividade física e saúde do coração: por que se movimentar é essencial

foto nova 6y53g5ty

Olivas de Gramado promove 2º Festival do Azeite com experiências imersivas na Serra Gaúcha

Senior african american woman in face mask receiving vaccination. retirement and senior lifestyle during covid 19 pandemic concept.

Espírito Santo recebe primeiras doses da vacina nacional contra a dengue do Instituto Butantan

secom

Estado reforça parcerias e anuncia novos investimentos em Vila Pavão nas áreas de saúde, educação e infraestrutura

45_donald_trump-the-whinte-house-1024x1024-1-1-1

Suprema Corte dos EUA derruba tarifaço imposto por Trump

55104351798_4398a33af6_o

Lula defende que IA fique a cargo de instituição multilateral