Ministério da Fazenda eleva previsão de crescimento do PIB para 2,5% e reduz projeção de inflação

Publicado em 11/07/2025 às 16:28

Compartilhe

fachada-ministerio_mcamgo_abr_100420231818-28

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Secretaria de Política Econômica (SPE) do Ministério da Fazenda revisou para cima a estimativa de crescimento da economia brasileira em 2025, passando de 2,4% para 2,5%. Os dados constam do Boletim Macrofiscal divulgado nesta sexta-feira (11). Já a projeção para a inflação oficial, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), foi levemente reduzida, de 5% para 4,9%.

Segundo a SPE, a alta no Produto Interno Bruto (PIB) é reflexo da revisão positiva nas expectativas para a agropecuária e do bom desempenho do mercado de trabalho. A projeção, no entanto, não leva em conta os impactos do tarifaço anunciado pelo governo de Donald Trump, que elevou de 10% para 50% as tarifas sobre produtos brasileiros. Isso porque os dados foram fechados antes do anúncio.

Apesar da melhora, o órgão prevê desaceleração da economia no segundo semestre. Para 2026, a estimativa de crescimento do PIB caiu de 2,5% para 2,4%.

Inflação segue acima da meta

Mesmo com a redução no IPCA para 2025, a estimativa segue acima do teto da meta de inflação fixada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), que é de 3%, com margem de tolerância de 1,5 ponto percentual — ou seja, limite máximo de 4,5%. A previsão para 2026 foi mantida em 3,6%.

De acordo com a SPE, os efeitos do aumento das tarifas norte-americanas devem se concentrar em setores específicos e ter impacto limitado no crescimento econômico do ano que vem. “A carta que comunicou a elevação da tarifa justifica a decisão por razões apenas políticas, gerando grande insegurança”, diz o boletim.

Setores: agro puxa crescimento; indústria desacelera

A SPE também atualizou as estimativas por setor da economia. O destaque ficou com a agropecuária, cuja projeção de crescimento passou de 6,3% para 7,8%, com impulso da safra de milho, café, algodão e arroz. O setor de serviços também teve leve alta, com estimativa subindo de 2% para 2,1%.

Já a indústria teve retração na expectativa de desempenho, com a projeção recuando de 2,2% para 2%. Segundo a secretaria, o setor começa a sentir mais fortemente os efeitos dos juros elevados.

INPC e IGP-DI também caem

A previsão para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), usado para reajustes do salário mínimo e benefícios previdenciários, caiu de 4,9% para 4,7%. O Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI), que reflete os preços no atacado, na construção civil e ao consumidor final, teve a projeção reduzida de 5,6% para 4,6%, sendo mais sensível à variação do dólar.

As projeções do Boletim Macrofiscal serão utilizadas no próximo Relatório Bimestral de Avaliação de Receitas e Despesas, previsto para o dia 22. O documento é fundamental para a execução do Orçamento federal, pois serve de base para o controle de gastos com foco na meta de déficit primário e no teto estabelecido pelo novo arcabouço fiscal. Caso necessário, o governo pode promover bloqueios em despesas não obrigatórias.

Fonte: Wellton Máximo – Repórter da Agência Brasil

Veja também

drogas prontas para venda em mf

Dois homens são presos com drogas prontas para venda em Marechal Floriano

projeto rio doce

Ufes lidera projeto federal para recuperar solos e reabilitar a bacia do Rio Doce

nova espécie de cipó em ST

Cientistas descobrem nova espécie de cipó na Mata Atlântica de Santa Teresa (ES)

comitiva mouraes no estradao

Comitiva Muares no Estradão chega a Ibatiba neste fim de semana

IMG_2956-1

Temporada de Abertura do Cais das Artes recebe Vanessa da Mata e coloca o Espírito Santo no mapa artístico do Brasil

cacau-freepik

Faes alerta para riscos fitossanitários e concorrência desigual na importação de cacau

20260130075900__N6A0460.jpg

Governo do Estado conclui embarques do Programa de Intercâmbio Estudantil 2025

capa_50121_MarceloSantosLucasSCosta

Assembleia tem papel essencial na estabilidade do Estado em ano eleitoral