Médico é condenado a 27 anos e nove meses por feminicídio de Rayane Berger 

Publicado em 22/05/2025 às 08:12

Compartilhe

Imagem-do-WhatsApp-de-2025-05-20-as-16.59.47_38c7c595-1-2-768x863

Texto: Bruno Caetano/ Foto: Divulgação

Após quase dez anos de espera marcada por dor e silêncio, a família de Rayane Luiza Berger finalmente recebeu uma resposta da Justiça. O Tribunal do Júri de Vitória, condenou nesta quarta-feira (21), o médico Celso Luís Ramos Sampaio, a 27 anos e nove meses de prisão, em regime fechado, pelo feminicídio da pedagoga e miss pomerana de 23 anos, assassinada na zona rural de Santa Maria de Jetibá.

A sentença trouxe alívio e emoção para familiares e amigos da vítima, que acompanharam com dificuldade os desdobramentos do julgamento. O clima no Fórum Criminal de Vitória foi de forte comoção. Durante a leitura da sentença, a mãe da jovem, dona Clarice Berger, chorou copiosamente. A irmã de Rayane, Lohane, sofreu espasmos e precisou ser amparada. 

“Foi um dia extremamente difícil para todos. O peso de quase uma década de espera explodiu ali, em lágrimas e tremores. Mas a justiça foi feita”, afirmou uma Neiva Costa de Farias, representante da assistente de acusação Clarice Berger.

A acusação sustentada pelo Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES) foi acolhida integralmente pelo corpo de jurados. Segundo Neiva, a bancada de acusação apresentou provas contundentes que desmontaram a versão do réu, desmascarando uma tentativa de encobrir o crime como um acidente.

“Apresentamos um cenário robusto: ele premeditou a morte, dopou Rayane com alta dose de midazolam, simulou um acidente, forjou álibis. Tudo isso foi desmontado ponto a ponto com provas documentais, periciais e testemunhais. A verdade venceu, após anos de luta, a família Berger, pôde sair, enfim, desse velório que se arrastava há mais de nove anos”, afirmou a advogada.

Além da condenação à prisão, o Poder Judiciário determinou a prisão imediata do réu, a remessa dos autos ao Conselho Regional de Medicina do Espírito Santo (CRM-ES) para apuração de possível infração ética grave que pode resultar na cassação do diploma do médico, o bloqueio de bens e valores existentes em contas bancárias em nome do condenado, bem como a indenização de R$ 500 mil por danos morais à família da vítima.

O MPES, em nota, reafirmou o compromisso com a defesa da sociedade e dos direitos das mulheres, destacando que a condenação foi baseada na acusação de homicídio qualificado por motivo fútil, recurso que dificultou a defesa da vítima e situação de violência doméstica, configurando feminicídio.

Entenda o caso Rayane Berger

Rayane Luiza Berger foi encontrada morta no dia 7 de junho de 2015, em um carro submerso em um rio próximo ao distrito de Alto Rio Posmosser, na zona rural de Santa Maria de Jetibá. Inicialmente tratado como acidente, o caso foi posteriormente identificado como homicídio premeditado.

De acordo com as investigações, o médico Celso Luís Ramos Sampaio dopou  Rayane com um medicamento de uso controlado, golpeou  sua nuca com um objeto contundente e, em seguida, colocou seu corpo no veículo para simular um acidente automobilístico.

O local do descarte do corpo foi escolhido previamente pelo réu, que também visitou bares e restaurantes na tentativa de construir um álibi. Imagens de câmeras de segurança ajudaram a polícia a montar a cronologia dos acontecimentos.

O relacionamento entre a vítima e o acusado era conturbado, com relatos de separações e reconciliações frequentes. O MPES concluiu que uma das traições motivou  Celso a planejar e executar o crime. 

Veja também

ministerio do saude anuncia parceria

Ministério da Saúde assina parcerias na Índia para produção de medicamentos contra o câncer no SUS

back-view-woman-holding-credit-card-floor

Mais de 76 mil capixabas saem da inadimplência em janeiro

view-hands-with-heart-shape-represent-affection 5

Atividade física e saúde do coração: por que se movimentar é essencial

foto nova 6y53g5ty

Olivas de Gramado promove 2º Festival do Azeite com experiências imersivas na Serra Gaúcha

Senior african american woman in face mask receiving vaccination. retirement and senior lifestyle during covid 19 pandemic concept.

Espírito Santo recebe primeiras doses da vacina nacional contra a dengue do Instituto Butantan

secom

Estado reforça parcerias e anuncia novos investimentos em Vila Pavão nas áreas de saúde, educação e infraestrutura

45_donald_trump-the-whinte-house-1024x1024-1-1-1

Suprema Corte dos EUA derruba tarifaço imposto por Trump

55104351798_4398a33af6_o

Lula defende que IA fique a cargo de instituição multilateral