Matrícula para alunos da EJA na Rede Pública Estadual de Ensino começa na próxima segunda-feira (21)

Publicado em 19/07/2025 às 10:34

Compartilhe

Matriculas na eja

Foto: Governo ES

Os jovens e adultos que desejam retomar os estudos e que não participaram da Chamada Escolar 2025 ainda podem garantir a sua vaga. A partir da próxima segunda-feira (21), basta procurar a escola onde gostaria de estudar e se matricular para uma das vagas ofertadas pelo Governo do Estado.

Para solicitar a oportunidade, o responsável e/ou o próprio estudante, quando maior de idade, deverá dirigir-se presencialmente à secretaria da unidade pleiteada e apresentar os seguintes documentos: fotocópia da certidão de nascimento, ou de casamento, ou da Carteira de Identidade do estudante, acompanhada do documento original; fotocópia do comprovante de residência do estudante, por meio da fatura de energia elétrica, acompanhada do documento original; e fotocópia do laudo médico, para estudante público-alvo da Educação Especial.

Também são necessários a fotocópia do Cadastro de Pessoa Física (CPF) para todos os estudantes, sendo que, nas situações em que o estudante for menor de idade, será necessária a fotocópia do CPF do responsável; fotocópia, acompanhada do original da caderneta de vacinação ou da declaração de unidade de saúde pública, atestando a atualização do cartão de vacinação para os estudantes com idade inferior a 18 anos de idade.

O secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo, destacou que a oferta não se limita à modalidade regular. O programa inclui ainda o Ensino Médio Integrado à Qualificação Profissional, conhecido como EJA Profissional, destinado a jovens e adultos acima de 18 anos que já concluíram o Ensino Fundamental. “Em apenas um ano e meio, os estudantes podem se formar no Ensino Médio ao mesmo tempo em que se qualificam para o mercado de trabalho”, pontuou.

São ofertados cursos, como Assistente Administrativo, Assistente de Logística, Cuidador de Idosos, Agente de Combate à Endemias, entre outros. 

EJA Profissional

Além da oferta para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) regular, o estudante pode solicitar uma vaga para os cursos de Ensino Médio Integrados à Qualificação Profissional (com duração de um ano e meio), que é destinada a estudantes acima de 18 anos e que já tenham concluído o Ensino Fundamental. 

A oferta é com os seguintes cursos: Assistente Administrativo, Assistente de Logística, Cuidador de Idosos, Agente de Desenvolvimento Cooperativista, Agente de Combate à Endemias, Assistente de Suporte e Manutenção de Computadores, Agente de Projetos Sociais, Auxiliar de Agroecologia, Assistente de Recursos Humanos. 

EJA Semipresencial

Para aqueles que buscam flexibilidade, há também a oferta da modalidade EJA Semipresencial, disponível nos Centros de Educação de Jovens e Adultos (Ceeja) e os Núcleos de Educação de Jovens e Adultos (Neeja), no tempo que o estudante dispõe, com orientação presencial e pela plataforma e provas presenciais.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Sedu

Veja também

c87d785c-93b5-4480-a4c5-7f274d9f731b-1

Seminário aborda produção de uvas de inverno e vinhos finos no Espírito Santo

WhatsApp Image 2025-08-11 at 13.52.22

Equipe reforça sinalização para acesso ao Pico do Forno Grande

IMG_1335-1

Governo apresenta novos uniformes escolares da rede pública estadual

WhatsApp Image 2025-08-11 at 12.56.25

Governo do ES reforça produção agrícola com entrega de 52 máquinas a 40 municípios

plano-safra-mc_abr_01072025-19

Lula finaliza plano aos setores afetados por tarifaço de Trump

{BCBEA55C-6AD4-C00E-0DAE-7BA25C2BDDB3}

Alfredo Chaves inicia nova etapa de pesquisa nacional sobre maruim

gergilin-freepik

Brasil abre mercado para exportação de gergelim à África do Sul

coluna-vida-saudavel

Colesterol alto entre jovens preocupa especialistas e exige atenção precoce