Martoni Sampaio é o novo subsecretário de Políticas de Inclusão das Pessoas com Deficiência

Publicado em 14/08/2025 às 08:13

Compartilhe

b107aed4-1749-47a3-89e9-fbab7522f7d7

Foto: Kebim Tamanini / SCV

O professor, pesquisador e mestre em Ciências Fisiológicas Martoni Moreira Sampaio é o novo subsecretário de Políticas de Inclusão das Pessoas com Deficiência da Secretaria da Casa Civil do Governo do Estado. A nomeação dele foi publicada no Diário Oficial do Espírito Santo desta quarta-feira (13). Ele assume o cargo que era ocupado por João Bosco Dias, falecido no último dia 31.

Servidor efetivo do Centro de Reabilitação Física do Espírito Santo (Crefes), da Secretaria da Saúde (Sesa), Sampaio também lecionou a disciplina Educação Física para Pessoas com Deficiência em quatro universidades e faz parte do Grupo de Pesquisa do Laboratório de Biomecânica do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD) da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

O novo subsecretário foi coordenador técnico paralímpico da Confederação Brasileira de Basquetebol em Cadeira de Rodas (CBBC) e treinou a seleção brasileira da modalidade nos Jogos Paralímpicos Rio 2016. Ele é o atual coordenador de Formação e Desenvolvimento da Confederação. Martoni Sampaio atuou, ainda, na Secretaria de Esportes e Lazer (Sesport), entre outras funções, como técnico e coordenador técnico do esporte paralímpico.

“Assumir essa Subsecretaria tão importante é um desafio para mim. É uma expansão do meu campo de atuação. Quero dar continuidade ao trabalho que vinha sendo desenvolvido pelo Bosquinho e também trazer novas ideias e projetos”, afirmou.

O secretário-chefe da Casa Civil, Júnior Abreu, destacou a ampla experiência de Martoni Sampaio no campo da pessoa com deficiência. “Martoni é extremamente capacitado para desenvolver o trabalho na subsecretaria. Tenho certeza que faremos grandes entregas”, disse o secretário.

Projeto pioneiro

Martoni Sampaio é um pioneiro no Estado. Foi ele que, em 1986, ainda como estagiário do Crefes, montou a primeira equipe de basquete em cadeira de rodas do Espírito Santo. “Vi de perto a primeira realização de um sonho. Sabia que o esporte de alto rendimento era algo muito difícil de ser alcançado e extremamente desafiador. Dessa forma, vislumbrando a possibilidade de aliar o esporte à reabilitação e inclusão de pessoas com deficiência, me ‘agarrei’, com todo o meu esforço àquela oportunidade”, disse o novo subsecretário.

Legado de João Bosco Dias

Júnior Abreu lembrou o trabalho desenvolvido por Bosco à frente da Subsecretaria. “Bosquinho deixou um grande legado para a causa da inclusão das pessoas com deficiência. Foi uma vida inteira lutando por respeito e dignidade para as pessoas”, pontuou.

Ainda segundo o secretário, Bosco ampliou o alcance da Central de Intermediação de Libras (CIL), que permite a comunicação entre pessoas surdas e ouvintes, e trabalhou para que Espírito Santo aderisse ao Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Novo Viver Sem Limite, do Governo Federal, que prevê investimentos de R$ 6,5 bilhões em ações voltadas às pessoas com deficiência.

O Termo de Adesão ao Plano, assinado pelo governador Renato Casagrande, no dia 08 do mês passado, habilita o Espírito Santo a apresentar projetos e obter recursos para executá-los.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Casa Civil

Veja também

Mosquito macro photography

Dia D de mobilização contra a dengue e demais arboviroses será neste sábado (06)

uva -freepik

Viticultura está presente em 29 municípios capixabas

WhatsApp Image 2025-12-05 at 09.44.48-1

Incaper orienta sobre uso adequado do paper pot em evento técnico em Rio Bananal

Chuva-neblina-Julio-Huber

Como fica o tempo neste final de semana no ES

aacc717d-4851-441f-b31d-732bc792021c

Ministério da Agricultura entrega a Lula plano com ações estratégicas para um agro mais sustentável

corpo_49929_SeloAtricon04122025Assessoria4

Assembleia Legislativa é eleita a mais transparente do Brasil pelo 2º ano consecutivo

Noite - Cena Escola de Dança - Credito Ivna Messina (1)

Domingos Martins (ES) recebe a 1ª Mostra de Artes Cênicas

45645

Comitê Gestor do IBS e Receita Federal orientam empresas sobre a entrada em vigor de novos tributos