Marechal trabalha para fortalecer e diversificar avicultura

Publicado em 14/04/2018 às 11:10

Compartilhe

Maior produtor de frango para corte no Estado, Marechal Floriano está dando suporte na regularização dos aviários. É na adequação do licenciamento ambiental junto ao Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf). Além dessa liderança, Marechal quer ainda ampliar a produção de ovos e de animais criados soltos.

Segundo o secretário municipal de Agricultura, Sérgio Stein, a Prefeitura cede máquinas para fazer as estradas de acesso aos aviários, que precisam ser exclusivas. Esta é uma das exigências do Idaf para a regularização.

“Basta o produtor rural nos procurar. É muito importante que a regularização seja feita, pois o produtor que não fizer não vai conseguir vender os pintinhos no próximo lote de compras que as empresas grandes farão, pois estas já sabem da exigência do Idaf”, explica.

Marechal trabalhar para fortalecer e diversificar avicultura 3Stein acrescenta que a produção de aves para corte em Marechal é pulverizada entre pequenos produtores familiares que arredam o aviário para a produção de pintinhos que supre a demanda das empresas maiores, como Venturini, Granja São Pedro, Schneider e Oi Frango.

Ainda no campo da avicultura de corte, o município está de olho na expansão do mercado do frango caipira. E já tem um programa de fomentar o segmento.
“O Bandes já deu aval a nosso programa e aprovou linha de crédito específica para produtores interessados. Também já fizemos um encontro em Aimorés – MG para conhecer a experiência de lá e uma empresa da cidade mineira está programando parcerias com produtores de Marechal. O produtor interessado pode procurar a Secretaria de Agricultura que daremos todas as informações e orientações para esta parceria e linhas de crédito”, frisa o secretário.

Marechal trabalhar para fortalecer e diversificar avicultura 2Ovos e criação solta – O fomento a avicultura de postura também está no radar de Marechal. “É uma produção em pequena escala. Mas já temos alguns pequenos investidores e nosso parque produtivo já está começando a se renovar”, observa Stein.

E além da produção convencional de ovos por animais confinados em granjas, aposta numa tendência: as galinhas criadas soltas. “São os ovos produzidos a partir do chamado bem estar animal. Tem empresas grandes que já projetam comprar somente de ovos de galinha criada nessas condições a partir de 2025. Há mercado consumidor crescente para isto. Então temos esse potencial”, avalia.

Veja também

Young Asia lady nurse giving Covid-19 or flu antivirus vaccine shot to senior male patient wear face mask protection from virus disease at health clinic or hospital office. Vaccination concept.

Espírito Santo tem segunda melhor cobertura vacinal da gripe do País

WhatsApp Image 2025-07-09 at 16.02.35

Programa Estado Presente publica Anuário Estadual da Segurança Pública 2025

ARTE LOGO FUNDO CIDADES -1

Governo já garantiu mais de R$ 400 milhões para municípios capixabas se tornarem resilientes aos efeitos extremos do clima

Breakfast table in Brazil, with semi-cured cheese and accessories, selective focus.

Queijos capixabas conquistam medalhas de ouro no VIII Prêmio Queijo Brasil

lula_rio_doce_2

Lula afirma que governo tem apoio popular para enfrentar sanções de Trump

11072025-pzzb5414

Alfabetização infantil fica abaixo da meta nacional, aponta MEC

fachada-ministerio_mcamgo_abr_100420231818-28

Ministério da Fazenda eleva previsão de crescimento do PIB para 2,5% e reduz projeção de inflação

Capa texto teleconsulta 09 07

Todos os 78 municípios do estado contam com salas de teleconsulta