Marechal Floriano tem balanço positivo da Italemanha na economia

Publicado em 17/07/2018 às 16:00

Compartilhe

A tradicional festa de Marechal Floriano, a Italemanha, aqueceu o comércio da cidade atraindo 60 mil pessoas em quatro dias de evento, entre 28 de junho e 1º de julho. Segundo informações da Secretaria de Turismo, todos os hotéis, pousadas e casas de aluguel temporário trabalharam em sua lotação máxima, atendendo cerca de 1,2 mil visitantes.

A secretária de turismo do município, Maria Goretti Pereira Pinto, aponta a importância do evento para o comércio local. “A atividade turística movimenta 52 outras atividades comerciais, como bares, lanchonetes, pizzarias, restaurantes, padarias, supermercados, farmácias, serviços de táxi, lojas, comércio varejista em geral. A infraestrutura atendeu plenamente os objetivos traçados. Detectamos um problema com o quantitativo de banheiros, que foi solucionado ainda na sexta-feira”, explica.

Dos 60 mil visitantes no evento, cerca de 50% passaram pela praça de alimentação. “Calculamos que cerca de 30 mil pessoas consumiram na praça de alimentação”, afirma a secretária.

Empresários

Marechal Floriano tem balanço positivo da Italemanha na economiaPara a presidente da Associação Comercial, Industrial, Agroindustrial de Marechal Floriano (Aciasmaf) e proprietária de loja de roupas e acessórios, Kamila Pereira Neves, o evento está entre as datas mais importantes do ano para o comércio.

“Além dos hotéis e restaurantes, o movimento no comércio local aumenta muito. Em lojas de roupas e acessórios, por exemplo, as vendas crescem cerca de 40%, tanto pelos turistas, quanto pelos próprios moradores que querem comprar roupas e acessórios novos para participar do evento. A data está entre as mais importantes do ano para o comércio da cidade, ficando atrás apenas do Natal e equivalente ao Dia das Mães”, aponta.

O turismólogo da Prefeitura Jackson Burini relata que para a próxima edição o período já está definido. “A data provável da festa é que seja realizada entre junho e julho de 2019”.

Para o prefeito Cacau Lorenzoni a realização da Italemanha é essencial, seja pelo benefício econômico para a cidade e ao mesmo tempo pela valorização da memória da imigração que deu forma a região.

Veja também

saude es

Sesa reúne profissionais da saúde para debater doação de órgãos no Estado

café julio huber

Coffee Connect será realizado pela primeira vez no Espírito Santo

Matriculas na eja

Matrícula para alunos da EJA na Rede Pública Estadual de Ensino começa na próxima segunda-feira (21)

Aerial view of cargo ship and cargo container in harbor.

Exportações do agro capixaba mantêm solidez e ganham novos mercados no primeiro semestre de 2025

capa

Acidente com carreta mata jovem e deixa pai em estado grave na BR-262, em Domingos Martins

WhatsApp Image 2025-07-17 at 15.22.28

Feira Nater Coop e TecnoAgro 2025 destaca inovação e sustentabilidade no agronegócio capixaba

2fa9206dc0a1aac38a9fb97394a4336f_lg_original_

Senar-ES abre processo seletivo com vagas para nível médio e superior em vários municípios

{CE3EACD5-CC8C-626D-C78D-4BE32D13EAAD}

Conheça as candidatas à Rainha e Princesas da 50ª Festa da Banana e do Leite de Alfredo Chaves