Marechal Floriano é o campeão de preservação da Mata Atlântica na Região Serrana

Publicado em 24/10/2018 às 11:59

Compartilhe

Marechal Floriano é o 2º município que proporcionalmente mais preserva Mata Atlântica no Espírito Santo, e o primeiro da Região Serrana. A conclusão é do último levantamento feito pela ONG SOS Mata Atlântica.

Marechal Floriano é o campeão de preservação da Mata Atlântica na Região SerranaSegundo o estudo, cerca de 35% do município ainda possui áreas de floresta. Em números absolutos isso representa 9.947 hectares, o que corresponde a quase 10 mil campos oficiais de futebol. Em proporção de matas em relação ao território, Marechal supera vizinhos da Região Serrana, como Alfredo Chaves (32,8%), Vargem Alta (28,3%) e Domingos Martins (25,4%). Perde apenas para Sooretama (42,4%), município do Norte capixaba que abriga a maior reserva contínua de Mata Atlântica do Estado.

Os dados mais atualizados disponíveis pela SOS Mata Atlântica referem-se ao biênio 2014/2015. Para o secretário de Meio Ambiente de Marechal Floriano, Sérgio Ferreira, esse número pode ser maior, chegando a algo entre 40% e 50%. “Está sendo feito pela Seama (Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos) um levantamento mais detalhado sobre a quantidade de floresta remanescente nos municípios capixabas e isso deve comprovar que estamos entre os que mais têm área preservada no Estado, inclusive na Região Serrana, que é onde tem mais floresta”, explica.

Sérgio acrescenta que a equipe de Meio Ambiente do município trabalha em parceria com a Polícia Ambiental, Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) e outros órgãos no combate ao desmatamento e a degradação de mananciais. “Essa floresta que temos ajuda a alimentar as águas do Rio Jucu, que por sua vez abastece a população da Grande Vitória. Essa água também é usada na produção de alimento que também atende ao consumidor da região metropolitana”, lembra.

Reservas

Marechal Floriano é o campeão de preservação da Mata Atlântica na Região Serrana 2Não há reservas ambientais públicas em Marechal Floriano, porém, o município possui três áreas privadas protegidas: as Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN´s) Koheler, às margens da BR-262 e próximo da divisa com Domingos Martins; a Reluz, na localidade de Boa Esperança e uma terceira em Rio Fundo.

Segundo Sérgio, elas se somam a outros pontos legalmente protegidos, como as Áreas de Preservação Permanente (APP´s) no entorno de nascentes e cursos d’água e as reservas legais das propriedades rurais, que precisam manter 20% da mata atlântica em seus territórios.

Veja também

Foto Ana Rita - CAPA

Grupo de mães busca conscientização sobre o autismo em Domingos Martins

coluna-vida-saudavel

Vacinas contra o câncer: uma nova fronteira na prevenção e tratamento da doença

mc_previdencia_socialsantos_fc2108200888

Descontos não autorizados em benefícios do INSS geram crise na Previdência

corpo_48543_FestadaPenhaMonicaOliveira1

Festa da Penha: missa de encerramento reúne 250 mil pessoas

WhatsApp-Image-2025-04-29-at-09.20.09

Corpo de Bombeiros e Polícia Científica recebem novas viaturas

Samantha

Santa Teresa vira palco do blues com nova atração no Santa Jazz

f97df23e-6cfa-4f41-bd80-16dde7455cfe

Governo lança 2º Leilão Eco Invest para recuperar terras degradadas e impulsionar agricultura sustentável

Marcel-Carone- coluna diversidade

Desafios da Inclusão de Pessoas com Deficiência no Espírito Santo