Marechal Floriano avança na despoluição do rio Jucu e garante mais qualidade de vida e de saúde

Publicado em 20/06/2018 às 16:05

Compartilhe

Marechal Floriano está dando mais um passo para reduzir a poluição no rio Jucu e deixar a sede do município mais limpa. É que o sistema de tratamento de esgoto está sendo expandido para atender todos os moradores. Com isso a qualidade de vida e a saúde pública melhoram.

A obra é da Cesan e conta com apoio do município em várias frentes. Segundo o secretário de Meio Ambiente de Marechal, Sérgio Ferreira, a licença ambiental para o projeto foi concedida pela Prefeitura.

“O município também cedeu o terreno onde estão sendo colocados materiais e maquinário usados nos trabalhos. E estamos ajudando na conscientização dos moradores para que se liguem às redes que já estão disponíveis”, detalha Sérgio.

Marechal Floriano avança na despoluição do rio Jucu e garante mais qualidade de vida e de saúde Segundo a assessoria de imprensa da Cesan, a Estação de Tratamento de Esgoto de Marechal entrou em operação em janeiro deste ano. As redes de coleta já abrangem 50% da sede, e as obras de expansão das mesmas devem abranger todos os bairros até 2020.

A assessoria da concessionária acrescenta que nesta expansão, denominada de 2ª etapa, serão contemplados os bairros Santa Rita, parte do Jarbinhas e do Centro, e Alto Marechal, num total de 5.278 moradores. O custo dessa etapa é de R$ 3,7 milhões e incluem a ligação das casas à rede, o que segundo a empresa é uma novidade.

Quando a expansão tiver pronta e todos os imóveis da sede de Marechal ligados à rede, mais de 85 milhões de litros de esgoto deixarão de serem lançados sem tratamento no Rio Jucu, segundo a Cesan. Além de ser fonte para produção de alimento na Região Serrana, abastece mais de 1 milhão de pessoas de quatro municípios da Grande Vitória: Cariacica, Vila Velha, Vitória e Viana.

A Cesan afirma ainda que o sistema de esgotamento de Marechal, quando estiver pronto, vai ter capacidade para atender até 20 mil moradores, população projetada para a sede do município no ano de 2044. O custo total do sistema, que inclui a ETE e as redes já construídas, é de R$ 17 milhões. A tecnologia usada na ETE é capaz de remover mais de 90% da matéria orgânica do esgoto.

Para o prefeito de Marechal Floriano, Cacau Lorenzoni, investir em saneamento é investir em mais saúde para todos e num meio ambiente mais equilibrado que favorece o morador da cidade e todos que necessitam da água do Jucu.

Veja também

ministerio do saude anuncia parceria

Ministério da Saúde assina parcerias na Índia para produção de medicamentos contra o câncer no SUS

back-view-woman-holding-credit-card-floor

Mais de 76 mil capixabas saem da inadimplência em janeiro

view-hands-with-heart-shape-represent-affection 5

Atividade física e saúde do coração: por que se movimentar é essencial

foto nova 6y53g5ty

Olivas de Gramado promove 2º Festival do Azeite com experiências imersivas na Serra Gaúcha

Senior african american woman in face mask receiving vaccination. retirement and senior lifestyle during covid 19 pandemic concept.

Espírito Santo recebe primeiras doses da vacina nacional contra a dengue do Instituto Butantan

secom

Estado reforça parcerias e anuncia novos investimentos em Vila Pavão nas áreas de saúde, educação e infraestrutura

45_donald_trump-the-whinte-house-1024x1024-1-1-1

Suprema Corte dos EUA derruba tarifaço imposto por Trump

55104351798_4398a33af6_o

Lula defende que IA fique a cargo de instituição multilateral