Manutenção de prédios escolares é prioridade em Marechal Floriano

Publicado em 18/10/2018 às 11:34

Compartilhe

Uma das prioridades da educação de Marechal é ter escolas com estrutura física adequada para os 2,8 mil estudantes da Rede Municipal de Ensino. Para isto, o município atua em duas frentes: na manutenção/reforma e na limpeza das 16 escolas que administra – cinco de Educação Infantil (creche e pré- escola) e 11 de Ensino Fundamental (1º ano 9º ano).

Manutenção de prédios escolares é prioridade em Marechal FlorianoTanto que este ano está reconstruindo a escola de Victor Hugo para atender 400 estudantes, afirma a secretária de Educação, Edia Klippel Littig. “Essa obra deve terminar ainda este ano. E no 1º ano (2017) da atual gestão, reformamos o Jardim de Infância, na sede, que estava insalubre”, observa.

Já para as pequenas reformas e manutenções do cotidiano, Edia explica que a Secretaria de Educação repassa os recursos para que as próprias escolas tenham autonomia para fazer. “Quando o dinheiro não é suficiente, nós fazemos diretamente pela secretaria de educação, licitamos, contratamos”, detalha.

Quanto à limpeza das escolas, Edia explica que cada uma tem funcionários para essa tarefa, que é feita diariamente. Há servidores e terceirizados na função. Além de manter a estrutura das escolas em dia, a educação de Marechal Floriano também é responsável pelo transporte diário de 1,7 mil estudantes, em nove veículos próprios e 50 terceirizados.

Segundo Edia a manutenção dos veículos próprios é por conta da Secretaria de Educação, que também fiscaliza os terceirizados. “Temos ainda parceria com a Secretaria de Transportes do município para a manutenção das estradas nas rotas dos veículos escolares e acesso às escolas”, completa.

Ensino é destaque no Estado

A educação pública da rede municipal de Marechal é uma das mais bem avaliadas do Estado, conforme o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) divulgado no início de setembro. O Ensino Fundamental aparece em 4º do ranking estadual, com nota 6,7 para os anos iniciais (1º ao 5º ano). A nota do Estado neste quesito foi de 5,7, que deu ao Espírito Santo a 7º colocação no país.

Já para os anos finais (6º ao 9º ano) do Ensino Fundamental, o município alcançou a 5ª posição dentre as 78 cidades capixabas, com nota 5,7, acima da meta de 5,5. Destaque para o 5º ano, que em 10 anos, em Marechal, saltou da nota 4,8 (2007) para 6,7 (2017). Acima da meta de 6,1.

A rede municipal de ensino tem 241 profissionais, entre professores e pedagogos, além de 142 servidores no administrativo e apoio. Há também outros 64 funcionários terceirizados no suporte à rede.

Veja também

ministerio do saude anuncia parceria

Ministério da Saúde assina parcerias na Índia para produção de medicamentos contra o câncer no SUS

back-view-woman-holding-credit-card-floor

Mais de 76 mil capixabas saem da inadimplência em janeiro

view-hands-with-heart-shape-represent-affection 5

Atividade física e saúde do coração: por que se movimentar é essencial

foto nova 6y53g5ty

Olivas de Gramado promove 2º Festival do Azeite com experiências imersivas na Serra Gaúcha

Senior african american woman in face mask receiving vaccination. retirement and senior lifestyle during covid 19 pandemic concept.

Espírito Santo recebe primeiras doses da vacina nacional contra a dengue do Instituto Butantan

secom

Estado reforça parcerias e anuncia novos investimentos em Vila Pavão nas áreas de saúde, educação e infraestrutura

45_donald_trump-the-whinte-house-1024x1024-1-1-1

Suprema Corte dos EUA derruba tarifaço imposto por Trump

55104351798_4398a33af6_o

Lula defende que IA fique a cargo de instituição multilateral