Manutenção de prédios escolares é prioridade em Marechal Floriano
Publicado em 18/10/2018 às 11:34
Uma das prioridades da educação de Marechal é ter escolas com estrutura física adequada para os 2,8 mil estudantes da Rede Municipal de Ensino. Para isto, o município atua em duas frentes: na manutenção/reforma e na limpeza das 16 escolas que administra – cinco de Educação Infantil (creche e pré- escola) e 11 de Ensino Fundamental (1º ano 9º ano).
Tanto que este ano está reconstruindo a escola de Victor Hugo para atender 400 estudantes, afirma a secretária de Educação, Edia Klippel Littig. “Essa obra deve terminar ainda este ano. E no 1º ano (2017) da atual gestão, reformamos o Jardim de Infância, na sede, que estava insalubre”, observa.
Já para as pequenas reformas e manutenções do cotidiano, Edia explica que a Secretaria de Educação repassa os recursos para que as próprias escolas tenham autonomia para fazer. “Quando o dinheiro não é suficiente, nós fazemos diretamente pela secretaria de educação, licitamos, contratamos”, detalha.
Quanto à limpeza das escolas, Edia explica que cada uma tem funcionários para essa tarefa, que é feita diariamente. Há servidores e terceirizados na função. Além de manter a estrutura das escolas em dia, a educação de Marechal Floriano também é responsável pelo transporte diário de 1,7 mil estudantes, em nove veículos próprios e 50 terceirizados.
Segundo Edia a manutenção dos veículos próprios é por conta da Secretaria de Educação, que também fiscaliza os terceirizados. “Temos ainda parceria com a Secretaria de Transportes do município para a manutenção das estradas nas rotas dos veículos escolares e acesso às escolas”, completa.
Ensino é destaque no Estado
A educação pública da rede municipal de Marechal é uma das mais bem avaliadas do Estado, conforme o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) divulgado no início de setembro. O Ensino Fundamental aparece em 4º do ranking estadual, com nota 6,7 para os anos iniciais (1º ao 5º ano). A nota do Estado neste quesito foi de 5,7, que deu ao Espírito Santo a 7º colocação no país.
Já para os anos finais (6º ao 9º ano) do Ensino Fundamental, o município alcançou a 5ª posição dentre as 78 cidades capixabas, com nota 5,7, acima da meta de 5,5. Destaque para o 5º ano, que em 10 anos, em Marechal, saltou da nota 4,8 (2007) para 6,7 (2017). Acima da meta de 6,1.
A rede municipal de ensino tem 241 profissionais, entre professores e pedagogos, além de 142 servidores no administrativo e apoio. Há também outros 64 funcionários terceirizados no suporte à rede.