Mais de duas mil vagas de cursos gratuitos em 11 municípios do Espírito Santo

Publicado em 21/01/2021 às 15:52

Compartilhe

Foto: Freepik

O ano de 2021 começou com boas oportunidades para quem deseja se qualificar gratuitamente. O Programa Qualificar ES, desenvolvido pela Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), abre, nesta quinta-feira (21), mais de duas mil vagas distribuídas em 11 municípios do Estado em cursos presenciais gratuitos. É o retorno dos cursos presenciais, que haviam sido interrompidos em 2020 devido à pandemia do novo Coronavírus (Covid-19).

A secretária de Estado da Ciência e Tecnologia, Cristina Engel, explicou como a Secti organizou o retorno do programa às salas de aulas: “A Secti está adotando todas as medidas sanitárias necessárias para manter a segurança de todos os professores e alunos nas salas de aula. Distribuiremos máscaras, álcool em gel e manteremos o distanciamento social recomendado entre todos. Diminuímos o número de vagas nas turmas para manter o distanciamento”, afirmou Cristina Engel.

Ainda segundo Cristina Engel, a Secretaria percebeu que nem todos os alunos se adaptaram bem aos cursos on-line e por isso houve a necessidade do retorno do presencial. “Nosso objetivo é oferecer cursos de qualidade e com total segurança, em relação à pandemia, para que os cidadãos possam se qualificar e se preparar para o mercado pós-crise, que logo vai chegar. Nessa primeira oferta de vagas os municípios selecionados fazem parte do Programa Estado Presente Em Defesa da Vida, uma parceria do Qualificar ES com o programa do Governo do Estado, para priorizar a população que reside em cidades de alta vulnerabilidade social”, destacou a secretária de Estado da Ciência e Tecnologia.

A 1ª oferta oferece 2.254 vagas distribuídas da seguinte forma:

· Guarapari – 30 vagas

· São Mateus – 60 vagas

· Colatina – 80 vagas

· Cachoeiro – 30 vagas

· Linhares – 45 vagas

· Aracruz – 45 vagas

· João Neiva – 15 vagas

· Vitória – 482 vagas

· Vila Velha – 366 vagas

· Serra – 430 vagas

· Cariacica – 348 vagas

As vagas dos municípios listados acima são direcionadas a população que tenha mais de 16 anos, exceto nos cursos na área da saúde, em que idade mínima exigida é de 18 anos, e que sejam moradores do município em que o curso será ofertado.

Parte do total das vagas é específica para as mulheres, e são ofertadas por meio da extensão do programa, o Qualificar ES Mulher, que soma 323 vagas. Os requisitos são os mesmos, além da exclusividade para o gênero feminino. As vagas estão divididas nas cidades de:

· Vitória – 75 vagas

· Serra – 30 vagas

· Vila Velha – 104 vagas

· Cariacica – 114 vagas

As inscrições têm início nesta quinta-feira (21) e seguem até o dia 28 de janeiro e devem ser realizadas no site www.qualificar.es.gov.br. O resultado de todas as vagas será divulgado no dia 03 de fevereiro e as aulas terão início na segunda semana do mês.

Veja nas tabelas abaixo quais são os cursos disponíveis em cada município contemplado:

· ARACRUZ

tabela 1

· CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM

tabela 2

· CARIACICA

tabela 3

tabela 4

tabela 5

 

Veja também

Gamer,Playing,Online,Game,On,Smart,Phone,In,Dark,Room.

Domínio do iGaming móvel: por que os celulares lideram

FOTO CAPA

Temporal com ventania provoca alagamentos, queda de árvores e interdições nas Montanhas Capixabas

Messy wires attached to the electric pole, the chaos of cables and wires on an electric pole in Bangkok, Thailand, concept of electricity

Câmara de Venda Nova aprova projeto para remoção de cabos e fios sem uso nas vias urbanas

fogos de artificio

Governo do ES regulamenta lei que proíbe fabricação e queima fogos de artifício ruidosos

palácio Anchieta Natal

Governo do Estado inaugura ‘Natal nos Jardins do Palácio Anchieta’

coluna de arte cronica e poesia

A verdade nua e crua

assistencia social

Estado lança edital para repasse de recursos financeiros para entidades de Assistência Social

Polícia grappling

PMES promove o I Simpósio Estadual de Grappling Policial