Mais de 800 alunos da Rede Pública Estadual de Ensino já foram contemplados pelo projeto Procon nas Escolas

Publicado em 31/05/2025 às 10:29

Compartilhe

Procon nas Escolas

Foto: Procon

O projeto Procon nas Escolas já impactou positivamente mais de 800 alunos da Rede Pública Estadual de Ensino. Com foco em transformar a relação dos jovens com o consumo e incentivar a educação financeira desde cedo, o Instituto Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-ES) leva informação e conscientização às salas de aula, preparando os estudantes para se tornarem consumidores mais críticos, responsáveis e bem informados.

As palestras tiveram início no dia 13 deste mês, na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM ) Jones José do Nascimento, como parte das ações da Semana Nacional de Educação Financeira. A atividade contou com orientações aos estudantes e distribuição de materiais educativos, beneficiando 166 alunos.

Na semana seguinte, o projeto chegou a mais duas escolas da Grande Vitória. Na segunda-feira (19), a EEEFM Judith da Silva Góes Coutinho, em Ponta da Fruta, Vila Velha, recebeu a palestra educativa. Cerca de 300 alunos participaram do encontro, conduzido pelo diretor de fiscalização do Procon-ES, Fabrício Pancotto.

Durante a palestra, Pancotto destacou a importância da educação financeira e do consumo consciente. Ele alertou sobre o uso responsável do crédito e os perigos dos jogos de apostas, que podem gerar prejuízos e vícios. “Não existe dinheiro fácil. Quem poupa realiza sonhos, por isso é fundamental economizar e usar o cartão de crédito com responsabilidade. Também é essencial conhecer nossos direitos como consumidores e ficar atentos aos jogos de azar, que têm levado muitas pessoas a gastar mais do que podem e a desenvolver vícios difíceis de controlar”, ressaltou.

Já na quarta-feira (21), foi a vez da EEEFM Silvio Egito Sobrinho, no bairro Solar de Anchieta, na Serra. Por lá, a diretora-geral do Procon-ES, Letícia Coelho Nogueira, falou com aproximadamente 378 alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental.

De acordo Letícia Coelho, orientar é uma das principais missões do Procon-ES. “Muitas vezes, as pessoas nos associam apenas às ações fiscalizatórias ou de enfrentamento, mas nossa atuação vai muito além disso. Trabalhamos também para empoderar o consumidor, e nada mais transformador do que começar esse trabalho com crianças e adolescentes. Ao levar informação desde cedo, ajudamos a formar cidadãos mais conscientes e preparados para exercer seus direitos”, ressaltou a diretora-geral do Procon-ES.

Ela contou ainda que, por meio deste projeto, esses jovens terão a oportunidade de participar de visitas técnicas ao Procon Estadual, vivenciando de perto como funciona a proteção ao consumidor. Além disso, na fase do Fiscal Mirim, eles farão parte da equipe de fiscalização do Procon, aprendendo na prática a identificar situações de violação e como agir diante delas. “É uma experiência educativa e cidadã que com certeza vai marcar a vida desses estudantes”, acrescentou Letícia Coelho.

Durante as atividades nas escolas, os estudantes aprendem, de forma leve e interativa, a fazer escolhas mais conscientes na hora de consumir, identificar propagandas enganosas e cuidar melhor do próprio dinheiro. Também são orientados sobre como evitar cair em armadilhas financeiras, como fraudes e ofertas enganosas. O projeto reforça que todos têm direitos como consumidores e que conhecer esses direitos é essencial para tomar decisões seguras e responsáveis no dia a dia.

Ainda há vagas disponíveis para o segundo semestre. As escolas interessadas em participar do projeto “Procon nas Escolas” devem enviar solicitação para o e-mail [email protected], informando as turmas participantes, o nome do professor e do pedagogo responsáveis.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Procon Estadual

Veja também

view-hands-with-heart-shape-represent-affection 5

Atividade física e saúde do coração: por que se movimentar é essencial

foto nova 6y53g5ty

Olivas de Gramado promove 2º Festival do Azeite com experiências imersivas na Serra Gaúcha

Senior african american woman in face mask receiving vaccination. retirement and senior lifestyle during covid 19 pandemic concept.

Espírito Santo recebe primeiras doses da vacina nacional contra a dengue do Instituto Butantan

secom

Estado reforça parcerias e anuncia novos investimentos em Vila Pavão nas áreas de saúde, educação e infraestrutura

45_donald_trump-the-whinte-house-1024x1024-1-1-1

Suprema Corte dos EUA derruba tarifaço imposto por Trump

55104351798_4398a33af6_o

Lula defende que IA fique a cargo de instituição multilateral

2151803588

O fascínio por personagens animados na cultura brasileira

WhatsApp Image 2026-02-20 at 15.12.42

Comissário de bordo que mora em Dubai é preso em Marechal Floriano após incendiar casa de ex-companheiro