Mais de 1,4 mil alunos fazem as provas da OFMAT em Marechal Floriano

Publicado em 23/06/2018 às 11:00

Compartilhe

Todos os alunos da Rede Pública Municipal de Marechal Floriano – do 3º ao 9º ano – realizaram as provas da 1ª fase da Olimpíada Florianense de Matemática (OFMAT). Este ano, a olimpíada chega à sua quarta edição. O projeto é referência em todo o Espírito Santo, por ser o único município do Estado a realizar esse trabalho.

Segundo informações da Secretaria Municipal de Educação e Esportes, cerca de 1.445 alunos fizeram as provas, divididos por níveis: alunos do 3º ano (nível 1); alunos do 4º e 5º anos (nível 2); alunos do 6º e 7º anos (nível 3) e alunos de 8º e 9º anos (nível 4). As provas da primeira fase têm 20 questões objetivas.

Serão classificados para a segunda fase, 20% dos alunos de cada escola, com as maiores notas em cada nível. “As provas serão aplicadas no mês de setembro, com seis questões dissertativas”, explicou o professor Luiz Carlos Alves da Silva, coordenador da OFMAT.
A premiação dos 15 melhores alunos de cada nível será realizada no final do ano.

O professor acrescentou, ainda, que o trabalho está dando ótimos resultados. “Já conseguimos perceber uma melhora significativa no aprendizado dos alunos. Isso tem se refletido não somente no resultado das olimpíadas, mas também nas avaliações externas realizadas pelo governo”, frisou.

Hoje, Marechal Floriano oferece o Programa de Iniciação Científica (PIC) – uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e a OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas) – a um número muito grande de alunos. “Estamos trabalhando para ampliar o atendimento e estender o projeto a um grupo de estudantes ainda maior. Isso, com certeza, irá contribuir muito para o aprendizado da Matemática”, esclareceu o coordenador da OFMAT.

A Secretaria Municipal de Educação e Esportes informou que há uma excelente representatividade de medalhistas florianenses na OBMEP, na Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA) e na Olimpíada Canguru de Matemática. Esses ótimos resultados têm motivado os alunos a se dedicarem ao estudo da Matemática. Essa ciência é capaz de encantar àqueles que se dispõem a aprendê-la e a utilizarem de forma prática no dia-a-dia.

Matemática na Rede

Na EMEF Mauro José Christo, além do PIC vinculado à OBMEP, há duas turmas que fazem parte do projeto Matemática na Rede – oferecido pelo Governo do Estado. Os alunos são das redes municipal e estadual de Educação e cursam o Ensino Fundamental.

“Os alunos que participam, hoje, gostam da Matemática e têm uma família interessada em um aprendizado a mais. Se a família não se interessar e incentivar, o aluno não vem participar. O estudo que nós oferecemos não vai ser aplicado somente na sala de aula. Faz parte do dia-a-dia. O objetivo é permitir que o aluno pense e crie alternativas para resolver uma mesma situação. Essa é a proposta”, disse o diretor da EMEF Mauro Christo, Carlos Magno Santana.

Veja também

view-hands-with-heart-shape-represent-affection 5

Atividade física e saúde do coração: por que se movimentar é essencial

foto nova 6y53g5ty

Olivas de Gramado promove 2º Festival do Azeite com experiências imersivas na Serra Gaúcha

Senior african american woman in face mask receiving vaccination. retirement and senior lifestyle during covid 19 pandemic concept.

Espírito Santo recebe primeiras doses da vacina nacional contra a dengue do Instituto Butantan

secom

Estado reforça parcerias e anuncia novos investimentos em Vila Pavão nas áreas de saúde, educação e infraestrutura

45_donald_trump-the-whinte-house-1024x1024-1-1-1

Suprema Corte dos EUA derruba tarifaço imposto por Trump

55104351798_4398a33af6_o

Lula defende que IA fique a cargo de instituição multilateral

2151803588

O fascínio por personagens animados na cultura brasileira

WhatsApp Image 2026-02-20 at 15.12.42

Comissário de bordo que mora em Dubai é preso em Marechal Floriano após incendiar casa de ex-companheiro