Mais caminhões furtados na Região Serrana são recuperados pela Polícia

Publicado em 26/03/2021 às 12:53

Compartilhe

Na noite da última quarta-feira (24), três pessoas foram presas, em Marechal Floriano, em uma operação conjunta entre a Polícia Civil e a Polícia Rodoviária Federal (PRF). Eles são acusados de furtarem um caminhão na última terça-feira (23), que foi recuperado em Manhuaçu (MG).

De acordo com o delegado Geraldo Peçanha, da Polícia Civil, os três envolvidos estavam com mandado de prisão em aberto e dois deles eram considerados foragidos da Operação Carga Pesada, realizada na última sexta-feira (19), na Grande Vitória, quando foram presas três pessoas e cumpridos 16 mandados de busca e apreensão.

Os três presos nessa semana foram detidos quando retornavam para a Grande Vitória. O motorista do veículo teve a prisão preventiva decretada pela Justiça de Venda Nova do Imigrante, onde tramitam as investigações.

O delegado destacou que outros 10 integrantes de uma quadrilha especializada em furto e roubo de caminhões estão foragidos. Os homens detidos essa semana, de 32, 33 e 43 anos, tinham o papel, na organização criminosa, de furtar e transportar os caminhões até o receptador. Também foi apreendido o veículo utilizado pelos três envolvidos para voltar de Minas Gerais, do local onde deixaram o caminhão com um receptador.

“As ações continuam no sentido de prender todos os envolvidos na busca de mais tranquilidade à população capixaba, que já teve mais de 300 caminhões furtados no período de um ano. Conseguimos recuperar cerca de 30% desses veículos”, destacou o delegado. Ontem (25), mais quatro pessoas foram presas em Guarapari, e mais um caminhão foi recuperado. 

Mais de 100 policiais atuam na Operação Carga Pesada

Mais caminhões furtados na Região Serrana são recuperados pela PolíciaRealizada na última sexta-feira (19) nos municípios de Cariacica, Serra, Fundão e Castelo, a Operação Carga Pesada cumpriu 16 mandados de busca e apreensão, e prendeu três pessoas. O objetivo foi prender integrantes de grupos criminosos que atuam no furto, revenda e desmanche de caminhões, em diversos municípios capixabas.

Ao todo, 109 policiais atuaram nas diligências, que reuniram equipes de delegacias subordinadas à Superintendência de Polícia Regional Serrana (SPRS), Superintendência de Polícia Especializada (SPE), Superintendência de Inteligência e Ações Estratégicas (SIAE), Superintendência de Polícia Interestadual e Capturas (Supic), Delegacias de Polícia de Castelo e João Neiva, Subsecretaria de Inteligência da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), Polícia Militar do Espírito Santo (PMES) e Polícia Rodoviária Federal (PRF).

“Esta é uma investigação minuciosa e desenvolvida ao longo de 16 meses, pelo delegado Geraldo Peçanha e sua equipe. Foram 485 dias de investigação, que resultaram nas prisões e que ainda terão continuidade”, afirmou o delegado-geral da Polícia Civil, José Darcy Arruda.

INVESTIGAÇÃO – Em 30 de novembro de 2019, a Delegacia Especializada de Investigações Criminais (DEIC) de Venda Nova do Imigrante iniciou uma investigação sobre o furto de um caminhão. Então titular da unidade, o delegado Geraldo Peçanha e sua equipe de investigação constataram que aquela não era uma ação criminosa isolada, mas estava relacionada a outros crimes, registrados em localidades distintas.

“Com o aprofundamento das investigações e cruzamento de informações, chegamos a três grupos criminosos distintos, que agem em diversos municípios do Espírito Santo. Dois dos grupos são especializados em furtos de caminhões e carretas, e agem conjuntamente. O terceiro, que acabou sendo identificado no decorrer da investigação, age sozinho e furta também caminhonetes de grande porte”, explicou o delegado.

O levantamento aponta que, de 1º de janeiro de 2020 até o último dia (17), os três grupos furtaram 303 veículos de carga em território capixaba, entre caminhões caçamba, de carroceria, pipa, munck, carretas e caminhonetes. Aproximadamente 30% dos veículos foram recuperados no decorrer das investigações.

Em alguns casos, os veículos eram encaminhados para desmanche, com o objetivo de revenda das peças. Em outros, eram ‘encomendados’, ou seja, os modelos eram escolhidos especificamente para atender a um comprador. Também houve ocasiões em que os suspeitos pediram resgate aos proprietários, chegando a exigir até R$ 25 mil para devolver o caminhão furtado.

A investigação também identificou tentativa de revenda dos veículos, inclusive fora do Espírito Santo. As investigações ainda seguem em andamento, com o objetivo de identificar receptadores, adulteradores e outros envolvidos no esquema criminoso.

 

Veja também

view-hands-with-heart-shape-represent-affection 5

Atividade física e saúde do coração: por que se movimentar é essencial

foto nova 6y53g5ty

Olivas de Gramado promove 2º Festival do Azeite com experiências imersivas na Serra Gaúcha

Senior african american woman in face mask receiving vaccination. retirement and senior lifestyle during covid 19 pandemic concept.

Espírito Santo recebe primeiras doses da vacina nacional contra a dengue do Instituto Butantan

secom

Estado reforça parcerias e anuncia novos investimentos em Vila Pavão nas áreas de saúde, educação e infraestrutura

45_donald_trump-the-whinte-house-1024x1024-1-1-1

Suprema Corte dos EUA derruba tarifaço imposto por Trump

55104351798_4398a33af6_o

Lula defende que IA fique a cargo de instituição multilateral

2151803588

O fascínio por personagens animados na cultura brasileira

WhatsApp Image 2026-02-20 at 15.12.42

Comissário de bordo que mora em Dubai é preso em Marechal Floriano após incendiar casa de ex-companheiro