Lydia Hand completa 104 anos ao lado das filhas em Marechal Floriano

Publicado em 16/08/2019 às 12:00

Compartilhe

Sempre cercada das cinco filhas, de genros, netos, bisnetos e tataranetos, Lydia Hand, moradora de Marechal Floriano, completou 104 anos ontem (15). Lydia nasceu em Soído de Baixo, e é filha de Frederico Klippel e Otília Gerhardt Klippel. Ela viveu na comunidade por muitos anos, morou também em São Bento do Chapéu e Ponto Alto, em Domingos Martins, e no município de Vila Velha.

Lydia Hand completa 104 anos ao lado das filhas em Marechal FlorianoA centenária casou-se com Osvaldo Hand, com quem teve oito filhos, sendo que dois faleceram após o nascimento. Dos seis filhos, um deles também já é falecido. Lydia ficou viúva aos 57 anos e, desde então, vive com os filhos. Ontem, ela comemorou seu aniversário ao lado das cinco filhas: Selma, Leonora, Roselia, Alida e Lauriza.

Anúncio

Atualmente dona Lydia reside no Centro de Marechal Floriano, juntamente com a filha Selma e o genro Alfredo Ribet. Segundo familiares, ela sai pouco de casa, mas fica feliz com a visita de filhas, da nora, de seus netos, bisnetos e tataranetos. Outra presença que a alegra muito é a do Pastor Eduardo Wiza, da Igreja Evangélica Luterana, que leva a Santa Ceia até sua casa, momento em que participa das devoções e orações.

Lydia Hand completa 104 anos ao lado das filhas em Marechal Floriano 3Muito temente a Deus, ela faz todos os dias a oração da mesa, em alemão, juntamente com a filha Selma e o genro Alfredo, na hora do almoço. Essa é uma forma de ela agradecer a Deus o alimento de cada dia e a vida.

Marciléa Tschaen Schneider, esposa de um dos netos da centenária, Oderli Schneider, contou que dona Lydia é muito organizada, não gosta de casa desarrumada, enxuga a louça todos os dias e sabe onde guardar tudo. “Ela tem uma mente boa, adora uma prosa em alemão, e seu quarto e armários sempre são impecáveis. Tudo está bem dobradinho, nada fora do lugar”, contou Marciléa.

Anúncio

Conversando com os parentes, dona Lydia já prometeu que vai aceitar a festa de 105 anos, para reunir toda a família, assim como ocorreu quando ela completou 99 e 100 anos.

Veja também

Exposição Revoada foto Samara Querubim

Museu de Biologia Mello Leitão reúne quatro exposições sobre biodiversidade e conservação ambiental

13401

Enem 2026: confira horários, documentos e regras para o primeiro dia de provas neste domingo

capa

Jornalista Julio Huber é entrevistado pela TV Assembleia e recebe homenagem do deputado Marcelo Santos

whatsapp-image-2026-11-05-at-14-47-45

Fórum Nacional da Pimenta-do-reino debate mercado, tecnologia e produtividade em Jaguaré

captura-de-tela-2026-11-05-100905

Região Serrana soma R$ 11,6 bilhões na produção agropecuária e recebe propostas para fortalecer o setor

ESTUDA~1

Festival SESI SENAI reúne robótica, inovação e tecnologia com entrada gratuita no ES

135A9134

Sonho de Natal ilumina Pedra Azul e mantém programação gratuita aos sábados até janeiro

WhatsApp Image 2026-11-05 at 16.37.36

Irmãos são detidos por tráfico de drogas em bar de Marechal Floriano