Lydia Hand completa 104 anos ao lado das filhas em Marechal Floriano
Publicado em 16/08/2019 às 12:00


Sempre cercada das cinco filhas, de genros, netos, bisnetos e tataranetos, Lydia Hand, moradora de Marechal Floriano, completou 104 anos ontem (15). Lydia nasceu em Soído de Baixo, e é filha de Frederico Klippel e Otília Gerhardt Klippel. Ela viveu na comunidade por muitos anos, morou também em São Bento do Chapéu e Ponto Alto, em Domingos Martins, e no município de Vila Velha.
A centenária casou-se com Osvaldo Hand, com quem teve oito filhos, sendo que dois faleceram após o nascimento. Dos seis filhos, um deles também já é falecido. Lydia ficou viúva aos 57 anos e, desde então, vive com os filhos. Ontem, ela comemorou seu aniversário ao lado das cinco filhas: Selma, Leonora, Roselia, Alida e Lauriza.
Atualmente dona Lydia reside no Centro de Marechal Floriano, juntamente com a filha Selma e o genro Alfredo Ribet. Segundo familiares, ela sai pouco de casa, mas fica feliz com a visita de filhas, da nora, de seus netos, bisnetos e tataranetos. Outra presença que a alegra muito é a do Pastor Eduardo Wiza, da Igreja Evangélica Luterana, que leva a Santa Ceia até sua casa, momento em que participa das devoções e orações.
Muito temente a Deus, ela faz todos os dias a oração da mesa, em alemão, juntamente com a filha Selma e o genro Alfredo, na hora do almoço. Essa é uma forma de ela agradecer a Deus o alimento de cada dia e a vida.
Marciléa Tschaen Schneider, esposa de um dos netos da centenária, Oderli Schneider, contou que dona Lydia é muito organizada, não gosta de casa desarrumada, enxuga a louça todos os dias e sabe onde guardar tudo. “Ela tem uma mente boa, adora uma prosa em alemão, e seu quarto e armários sempre são impecáveis. Tudo está bem dobradinho, nada fora do lugar”, contou Marciléa.
Conversando com os parentes, dona Lydia já prometeu que vai aceitar a festa de 105 anos, para reunir toda a família, assim como ocorreu quando ela completou 99 e 100 anos.