Lula afirma que governo tem apoio popular para enfrentar sanções de Trump

Publicado em 11/07/2025 às 16:40

Compartilhe

lula_rio_doce_2

Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta sexta-feira (11) que o Brasil não aceitará intimidações do ex-presidente norte-americano Donald Trump, após o anúncio da imposição de uma tarifa de 50% sobre todos os produtos brasileiros exportados para os Estados Unidos. A declaração foi feita durante evento em Linhares, no Espírito Santo, onde o governo federal lançou um programa de indenização a atingidos pelo rompimento da barragem de Mariana (MG).

“Esse país não baixará a cabeça para ninguém. Ninguém porá medo nesse país com discurso e com bravata. E, nesse aspecto, vamos ter o apoio do povo brasileiro, que não aceita nenhuma provocação”, declarou o presidente.

A medida do governo dos EUA gerou forte reação de diversos setores da sociedade brasileira, incluindo empresários, sindicatos, parlamentares e movimentos sociais.

Resposta com base legal

Durante o discurso, Lula voltou a defender a aplicação da Lei de Reciprocidade Econômica, caso as tentativas de negociação com o governo norte-americano fracassem. O presidente também rebateu a justificativa usada por Trump, de que os EUA acumulam prejuízo comercial com o Brasil.

“Entre comércio e serviço, nós temos um déficit de US$ 410 bilhões com os EUA nos últimos dez anos. Eu que deveria taxar ele. Está mal informado”, afirmou Lula.

Acusações contra Bolsonaro

Lula também direcionou críticas ao ex-presidente Jair Bolsonaro, investigado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) por liderar uma suposta tentativa de golpe de Estado em 2022. Segundo Lula, Bolsonaro teria articulado com aliados a imposição de sanções ao Brasil como forma de interferir no processo judicial que enfrenta no Supremo Tribunal Federal (STF).

“Que tipo de homem é esse que não tem coragem de enfrentar o processo de cabeça erguida? Quem está denunciando ele não é o PT, são os generais e o ajudante de ordens dele”, disse o presidente.

O presidente ainda ironizou o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), filho do ex-presidente, que se licenciou do mandato e viajou aos Estados Unidos.

“O ‘coisa’ mandou o filho, que era deputado, se afastar da Câmara para ir lá ficar pedindo: ‘Ô Trump, pelo amor de Deus, salva meu pai’. É preciso que essa gente crie vergonha na cara”, afirmou Lula.

Tentativa de golpe

Segundo a PGR, Bolsonaro tentou anular o resultado das eleições presidenciais de 2022 e manter-se no poder, com apoio de militares. O plano incluiria até ações violentas contra autoridades, como o presidente Lula, o vice Geraldo Alckmin e o ministro Alexandre de Moraes, do STF.

Nas redes sociais, Bolsonaro elogiou Trump, classificou a sanção como consequência do “afastamento do Brasil dos compromissos históricos com a liberdade” e cobrou ações dos Poderes para restaurar a “normalidade institucional”. O ex-presidente nega as acusações.

Análise política

Para analistas, a sanção imposta por Trump tem viés político. A medida mira a atuação brasileira no grupo Brics, as discussões sobre regulação de plataformas digitais e busca interferir no cenário político e judicial interno do Brasil.

Fonte: Lucas Pordeus León – Repórter da Agência Brasil

Veja também

carreta da saude

Carretas de saúde do Agora Tem Especialistas já levaram atendimento especializado para 100 municípios de todo o Brasil

viva mais brasil

Saúde lança Viva Mais Brasil com R$ 340 mi para a promoção da saúde

28 jacutingas inma

Instituto Nacional da Mata Atlântica registra 28 jacutingas nascidas em cativeiro e prepara reintrodução da espécie

Man by the bus. Guy with mobile phone.

Dados do transporte terrestre indicam mudanças no fluxo de passageiros no Espírito Santo

drogas prontas para venda em mf

Dois homens são presos com drogas prontas para venda em Marechal Floriano

projeto rio doce

Ufes lidera projeto federal para recuperar solos e reabilitar a bacia do Rio Doce

nova espécie de cipó em ST

Cientistas descobrem nova espécie de cipó na Mata Atlântica de Santa Teresa (ES)

comitiva mouraes no estradao

Comitiva Muares no Estradão chega a Ibatiba neste fim de semana