Líder da oposição declara que a democracia da Coreia do Sul enfrenta seu “momento mais crítico”

Publicado em 06/12/2024 às 09:44

Compartilhe

Flag of South Korea , This is a computer generated and 3d rendered image.

Foto: Freepik

A democracia da Coreia do Sul atravessa seu “momento mais crítico”, com a iminente votação do impeachment do presidente e o risco de uma nova tentativa de lei marcial, afirmou Lee Jae-myung, líder da oposição, à agência AFP.

Lee destacou que as horas que antecedem a votação, marcada para este sábado (7), são extremamente sensíveis, chamando a atenção para o fato de que “esta noite será o momento mais crítico”. Ele também mencionou que os parlamentares planejam permanecer no plenário até o fim da votação.

A votação ocorrerá às 19h, no horário local (7h em Brasília), quase quatro dias após o presidente Yoon Suk Yeol ter decretado a lei marcial, uma medida que surpreendeu tanto os sul-coreanos quanto a comunidade internacional. Seis horas depois do anúncio, o presidente recuou, pressionado pela Assembleia Nacional, onde a oposição possui maioria, e pelas manifestações nas ruas.

Apesar do retrocesso, Lee Jae-myung acredita que o país ainda está vulnerável a uma nova tentativa de lei marcial. “Embora as pessoas acreditem que o Exército e a polícia hesitariam em apoiar uma segunda tentativa, Yoon poderia explorar brechas legais para agir novamente”, alertou o líder opositor.

A imposição da lei marcial, que implicava o fechamento de instituições, a suspensão da vida política e o controle militar da mídia, foi a primeira no país em mais de 40 anos, desde que foi decretada em 1980 após o golpe militar de 1979. No entanto, o ministro interino da Defesa assegurou que esse cenário não se repetirá.

O Partido Democrata de Lee, maior força de oposição ao Partido do Poder Popular (PPP) de Yoon, orientou seus 170 deputados a permanecerem no plenário até a votação de sábado, a fim de evitar a repetição dos eventos ocorridos na terça-feira. Lee também fez um apelo de renúncia ao presidente, afirmando: “Vamos acabar juntos com esta situação lamentável” e ressaltando que “a cada minuto que permanece no cargo, sua culpa e responsabilidade aumentam”.

A oposição precisará do apoio de apenas oito membros do partido governista para atingir a maioria de dois terços necessária, ou seja, 200 votos, a fim de aprovar o impeachment.

Veja também

carreta da saude

Carretas de saúde do Agora Tem Especialistas já levaram atendimento especializado para 100 municípios de todo o Brasil

viva mais brasil

Saúde lança Viva Mais Brasil com R$ 340 mi para a promoção da saúde

28 jacutingas inma

Instituto Nacional da Mata Atlântica registra 28 jacutingas nascidas em cativeiro e prepara reintrodução da espécie

Man by the bus. Guy with mobile phone.

Dados do transporte terrestre indicam mudanças no fluxo de passageiros no Espírito Santo

drogas prontas para venda em mf

Dois homens são presos com drogas prontas para venda em Marechal Floriano

projeto rio doce

Ufes lidera projeto federal para recuperar solos e reabilitar a bacia do Rio Doce

nova espécie de cipó em ST

Cientistas descobrem nova espécie de cipó na Mata Atlântica de Santa Teresa (ES)

comitiva mouraes no estradao

Comitiva Muares no Estradão chega a Ibatiba neste fim de semana