Lançado novo sistema de Licenciamento Ambiental Online em Marechal Floriano

Publicado em 22/12/2023 às 10:57

Compartilhe

pmmf-22-12-1-3

A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Marechal Floriano (Semearh), inaugurou a plataforma online de Licenciamento Ambiental na última quarta-feira (20). A ferramenta irá possibilitar a abertura de processos, acompanhamento de protocolos e obtenção de documentos de forma totalmente digital, oferecendo maior agilidade aos cidadãos e eliminando a necessidade de deslocamento até órgãos públicos.

A partir de agora, a população pode acessar a nova plataforma e fazer solicitações no site oficial da Prefeitura de Marechal Floriano, na seção Meio Ambiente, escolhendo a opção Licenciamento Ambiental Online. O processo de cadastro é fácil e rápido, com instruções passo a passo. O acesso também está disponível clicando aqui.

O prefeito de Marechal Floriano, João Carlos Lorenzoni, o Cacau, expressou sua satisfação com a implantação do sistema, destacando o compromisso da gestão com a agilidade nos processos. “Estou muito satisfeito com a implantação desse sistema, que facilita o processo para os cidadãos, tornando possível o pedido de solicitação de licenciamento no conforto do próprio lar. Nosso objetivo é continuar progredindo, evoluindo cada vez mais”, disse o prefeito.

Com a implementação do novo sistema, espera-se uma redução pela metade no tempo de resposta aos contribuintes, atendendo a uma demanda mais ampla de licenciamentos, processos e documentações de maneira eficiente. A plataforma também permite o acompanhamento de condicionantes e cobranças.

O secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Juarez Xavier, agradeceu a todos os envolvidos no projeto e ressaltou a modernidade e eficiência do novo sistema de licenciamento online, prevendo um retorno mais rápido para os cidadãos.

“O novo sistema de licenciamento online vai agilizar as vistorias e fiscalizações, trazendo um retorno mais rápido a todos. Poucos estados possuem esse sistema de aperfeiçoamento e tenho certeza que esse é mais um avanço para a Secretaria de Meio Ambiente”, afirmou Juarez Xavier

A cerimônia de inauguração contou com a presença do prefeito João Carlos Lorenzoni, do procurador-geral do município, Douglas Marchiori, do secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Juarez Xavier, do secretário de Administração, Osvaldo Kiefer, da secretária de Planejamento e Gestão Estratégica, Eliete Wassem, do secretário de Obras e Serviços Urbanos, Antônio Carlos Malini, e dos vereadores Felipe Delpuppo e José Rodolfo Krohling, além de outras autoridades municipais e servidores públicos.

Como realizar seu licenciamento

Para o processo de licenciamento, o consultor deverá cadastrar na plataforma o pedido, anexando os documentos necessários. Após o cadastro, a SEMEARH realizará a conferência e homologação dos documentos, emitindo a taxa de licenciamento. A guia DAM será enviada para o e-mail do consultor. Após o pagamento, o consultor inserirá o comprovante no sistema, e o processo seguirá para análise.

Na segunda etapa, a vistoria será conduzida, e o técnico registrará no sistema um parecer técnico com constatações e sugestões para a emissão da licença, contendo as condicionantes para minimizar o impacto ambiental. O consultor deverá emitir a licença na própria plataforma. Condicionantes com prazo exigirão a comprovação dos controles ambientais; caso não sejam cumpridas, a plataforma enviará e-mails solicitando a devida execução.

Para a Dispensa de Licenciamento Ambiental – um processo no qual não é necessário um técnico responsável – o cidadão pode solicitar diretamente pela plataforma. Em casos nos quais o requerente não possui acesso à internet, a SEMEARH realizará a digitalização do processo.

Texto: Bruno Caetano/ Fotos: PMMF

Veja também

Gamer,Playing,Online,Game,On,Smart,Phone,In,Dark,Room.

Domínio do iGaming móvel: por que os celulares lideram

FOTO CAPA

Temporal com ventania provoca alagamentos, queda de árvores e interdições nas Montanhas Capixabas

Messy wires attached to the electric pole, the chaos of cables and wires on an electric pole in Bangkok, Thailand, concept of electricity

Câmara de Venda Nova aprova projeto para remoção de cabos e fios sem uso nas vias urbanas

fogos de artificio

Governo do ES regulamenta lei que proíbe fabricação e queima fogos de artifício ruidosos

palácio Anchieta Natal

Governo do Estado inaugura ‘Natal nos Jardins do Palácio Anchieta’

coluna de arte cronica e poesia

A verdade nua e crua

assistencia social

Estado lança edital para repasse de recursos financeiros para entidades de Assistência Social

Polícia grappling

PMES promove o I Simpósio Estadual de Grappling Policial