Jovens capixabas avançam no CNA Jovem e levam projetos inovadores do agro à etapa nacional

Publicado em 05/10/2025 às 10:02

Compartilhe

CNA_JOVEM_ES-1024x768

O Espírito Santo marcou presença de peso na 6ª edição do CNA Jovem, programa que forma novas lideranças do agronegócio em todo o Brasil. Dos mais de 600 participantes, cinco capixabas chegaram ao Top 30 e três deles garantiram vaga na etapa nacional.

O programa contou com 457 jovens que concluíram a etapa estadual, sendo 12 do Espírito Santo. A coordenação local foi conduzida por Lidiane Gomes, da Faes, e Bruno Amorim, do Senar-ES, com apoio da diretoria e do corpo técnico do Sistema Faes/Senar-ES/Sindicatos, além de tutores e mentores. Amorim destacou a importância do resultado para fortalecer o agro capixaba e preparar novas lideranças alinhadas às necessidades dos produtores.

Durante a jornada, cada participante desenvolveu um projeto voltado a melhorias sociais e regionais. Os três representantes capixabas classificados para a etapa nacional são:

  • Paloma Francisca Pancieri de Almeida – engenheira agrônoma de São Mateus, criou o Selo Sane Agro para garantir a qualidade da pimenta-do-reino capixaba, principal produtora do país, eliminando riscos de contaminação e ampliando mercados externos.
  • Nícolas Gouvêa dos Santos – médico veterinário de Água Doce do Norte, propôs a formalização dos tilapicultores, incentivando agroindústrias familiares, cortes especiais de tilápia e a criação de uma certificação regional para valorizar a produção local.
  • Richarles Silvio Machado – produtor rural de Afonso Cláudio, apresentou o projeto AgroSucessão, que apoia a sucessão familiar no campo com gestão técnica e tecnológica, facilitando a permanência dos jovens no meio rural.

Além deles, outras duas capixabas se destacaram entre os 30 melhores do país: Stefany Sampaio Silveira, de Linhares, com um projeto de governança rural simplificada, e Izabella Godoy Monteiro de Castro, de Iconha, que defendeu o protagonismo feminino na comercialização de produtos agropecuários.

Na etapa nacional, jovens de todos os estados apresentarão suas iniciativas diante dos desafios propostos pelo Sistema CNA/Senar, em áreas como educação, gestão empresarial, fortalecimento institucional, sindicalismo e participação política. Ao final, dez deles receberão o título de Jovens Líderes do Agro no Brasil.

Fonte: Senar

Relacionados

Veja também

Chuva-neblina-Julio-Huber

Como fica o tempo neste final de semana no ES

aacc717d-4851-441f-b31d-732bc792021c

Ministério da Agricultura entrega a Lula plano com ações estratégicas para um agro mais sustentável

corpo_49929_SeloAtricon04122025Assessoria4

Assembleia Legislativa é eleita a mais transparente do Brasil pelo 2º ano consecutivo

Noite - Cena Escola de Dança - Credito Ivna Messina (1)

Domingos Martins (ES) recebe a 1ª Mostra de Artes Cênicas

45645

Comitê Gestor do IBS e Receita Federal orientam empresas sobre a entrada em vigor de novos tributos

VACINA EM GRAVIDA- FREEPIK

Espírito Santo recebe o primeiro lote da vacina contra o vírus sincicial respiratório para proteger recém-nascidos

{CA66CACA-3C4C-3BAC-B5E5-7EBC56AEDBDE}

Saúde de Alfredo Chaves registra avanços e mais de 90 mil atendimentos em 2025

reunião_comitê (1)

Comitê Integrado vai intensificar operações Força pela Vida em dezembro no Espírito Santo