Jornal francês destaca atuação do STF contra “golpista” Bolsonaro

Publicado em 17/10/2021 às 13:50

Compartilhe

100816


source
Plenário do STF em sessão
AGÊNCIA BRASIL

Plenário do STF em sessão

O jornal francês Le Monde publicou um artigo que destaca a atuação do Supremo Tribunal Federal (STF) em defesa da democracia brasileira contra os seguidos ataques de quem deveria zelar por ela, o presidente da República, Jair Bolsonaro.

O texto é assinado por Bruno Meyerfeld, correspondente do jornal no Rio de Janeiro. Ele cita que o STF adquiriu peso e passou a ser “bastião da democracia brasileira” contra as “pulsões golpistas do presidente Jair Bolsonaro”.

“Sabíamos que os brasileiros adoravam novelas e jogos de futebol, mas há algum tempo, um novo e curioso divertimento faz furor na telinha nacional: as retransmissões ao vivo dos julgamentos do austero Supremo Tribunal Federal”, destaca trecho do texto do Le Monde.

O artigo destaca os ataques de Bolsonaro ao STF e a democracia, as fake news e lista decretos suspensos, censurados ou anulados pela corte, apontada como “bode expiatório” do presidente e seus apoiadores.

A visão de que o Supremo foi tomado por “comunistas” é contestada e há uma comparação entre o STF e a Suprema Corte dos Estados Unidos, claramente dividida entre conservadores e progressistas. No Brasil, segundo o artigo, apesar de 7 dos 11 ministros terem sido nomeados por presidentes do PT, não há uma clara posição ideológica de esquerda dentro desse grupo majoritário.

O texto do Le Monde traz ainda análises sobre como o discurso bolsonarista foi mudando ao longo dos últimos meses e de que forma isso levou o STF ao centro dos ataques, tirando o Congresso da mira e contribuindo para evitar o impeachment.

Fonte: IG Mundo

Veja também

Acidente km 43

Seis feridos em acidente envolvendo dois carros de passeio na BR-262

108010

‘Passaporte da vacina’: no 1º domingo, poucos restaurantes cobram comprovante

© Fernando Frazão/Agência Brasil

Covid-19: Brasil registra 22,1 milhões de casos e 615,6 mil mortes

© Pedro Souza/Atletico

Bahia respira, Grêmio agoniza e Atlético-MG faz a festa com a torcida

108004

Paulo Guedes define nomes para reestruturação do Ministério da Economia

108000

EUA: Memorial em homenagem a Anne Frank é vandalizado com suásticas

107998

Petrobras vai reduzir preço dos combustíveis esta semana, diz Bolsonaro

107993

Maduro é retratado como super herói em desenho de TV estatal na Venezuela