Jequitibá centenário é removido e causa comoção em comunidade

Publicado em 11/08/2020 às 20:11

Compartilhe

Em fevereiro deste ano, a reportagem do Portal Montanhas Capixabas mostrou com exclusividade o problema de um pé de jequitibá, na localidade de Ponto Alto, região de Paraju, em Domingos Martins, quando alguns moradores suspeitavam que o vegetal havia sido envenenado.

Jequitibá centenário é removido e causa comoção em comunidadeSegundo os moradores, a árvore centenária e símbolo da comunidade local apresentava perda repentina das folhas, galhos secos e algumas lascas em seu tronco, o que para alguns, poderia ser proveniente de alguma intervenção humana criminosa, com o intuito de fazer com que o jequitibá viesse a morrer lentamente.

“Isso tem causado uma comoção para nós que vivemos aqui. Vai ficar um vazio e isso vai entrar para a nossa história, de uma forma triste. Muita gente tem ido lá fazer fotos, junto à árvore, pois estamos sabendo desde ontem (10) que ela vai ser retirada”, relatou emocionada uma moradora.

Jequitibá centenário é removido e causa comoção em comunidade 2O jequitibá é uma árvore nativa da Mata Atlântica brasileira e, embora seja considerada uma espécie em extinção, ainda é possível ver as plantas desta espécie acima de todas as outras árvores nas matas, alguns com até 60 metros de altura. Os jequitibás podem chegar a viver mais de 500 anos.

Inconformada com a perda do símbolo da localidade de Ponto Alto, outra moradora questionou em relação ao corte. “O que vai ser feito agora? Vão plantar outro no lugar ou vão deixar somente esse vazio? É muito triste saber que a árvore que era utilizada como o símbolo da camisa dos uniformes dos nossos estudantes não existe mais”, lamentou.

A causa da remoção

Em entrevista ao Portal Montanhas Capixabas, em fevereiro, o engenheiro florestal George Hilton Venturim disse que a árvore estava apresentando um processo natural de desgalhamento e secagem das folhas. E acrescentou naquele momento: “atualmente não há riscos de queda, entretanto, a equipe Secretaria de Meio Ambiente (SEMMA) fará nova vistoria nos próximos dias para análise da copa do vegetal”.

A Prefeitura de Domingos Martins, através de sua assessoria de comunicação, em nota informou que a situação da árvore da espécie jequitibá, em Ponto Alto, já estava sendo acompanhada pela equipe responsável há algum tempo. “A primeira vistoria técnica foi feita há quatro meses e, desde então, a árvore vinha sendo monitorada”, afirma a nota. 

Ainda, segundo a Defesa Civil municipal e a equipe da SEMMA, foi constatado que a árvore estava “morta” e precisaria ser removida uma vez que seus galhos estavam secos e caindo, o que causava grandes riscos para as pessoas que passam pelo local.

 

Além disso, por estar em uma área particular, a madeira gerada a partir do corte da árvore pertence ao dono do terreno. “Para remover o jequitibá, o proprietário do terreno contratou uma empresa especializada. A Defesa Civil e uma equipe da SEMMA estiveram no local monitorando a retirada do vegetal”, ressalta a nota.

Ainda de acordo com a assessoria da prefeitura, no local onde estava o Jequitibá serão plantadas duas mudas da mesma espécie.

Veja também

807784e5-342f-4b2c-ba5a-6ce86020e1a8

Governo apresenta balanço do primeiro ano do Plano Anticorrupção 2025–2027

01_carteira_de_trabalho2

Governo confirma salário mínimo de R$ 1.621 em 2026

airplane-taking-off-sunset

Do solo ao céu: como a ascensão moldou a história das Montanhas Capixabas

Boi-gado-pecuaria-Julio-Huber-1024x683

Produção animal no Espírito Santo tem alta no abate de aves e bovinos

capa_49962_AssinaturaLei10122025LucasSCosta1

Ales garante fornecimento de aparelho que monitora glicose

supermercado- freepik

Vitória fecha novembro com uma das cestas básicas mais baratas entre as capitais brasileiras

CNH- FREEPIK

Aplicativo CNH do Brasil simplifica processo para obtenção da primeira habilitação

FOGOS DE ARTIFÍCIO- FREEPIK

Governo do Estado regulamenta lei que proíbe fogos de estampido e reforça proteção ambiental e bem-estar social