Itapemirim decreta situação de emergência devido a estiagem

Publicado em 05/09/2022 às 11:57

Compartilhe

Itapemirim-decreta-situacao-de-emergencia-devido-a-estiagem

Fotos: Divulgação

A escassez de água tem afetado o município de Itapemirim, no sul do Espírito Santo, principalmente, na área rural, que tem acumulado prejuízos com a queda na produção leiteira, perdas de pastagens e lavouras, aumento no custo do alimento para o gado, além de agravar o crescimento das ocorrências de incêndios florestais. Diante a situação crítica, após estudos técnicos e relatórios apresentados pela Secretaria de Agricultura e pelo Departamento Municipal de Defesa Civil, o prefeito da cidade, Dr. Antônio da Rocha Sales, decretou situação de emergência do tipo estiagem.

O decreto nº 19.136/2022 de 31 de agosto de 2022, que tem validade de 180 (cento e oitenta dias), autoriza a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem nas ações de resposta ao desastre e recuperação das áreas afetadas, reestabelecendo a normalidade.

De acordo com a Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural, 90% dos pecuaristas tem como atividade a pecuária de leite, e houve diminuição na produção do leite de, aproximadamente, 2.080.311 no volume de litros em comparação ao semestre do ano de 2021, totalizando R$6.659.896,64 de perda para os produtores. Já a comercialização em arrobas de bovinos teve diminuição referente à perda mensal do peso em arrobas X perda em valor monetário real de, aproximadamente, R$8.137.675,00, sendo que estas estimativas estão calculadas para o corrente mês, podendo agravar-se para os próximos meses.

O prefeito determinou que sejam adotadas todas as medidas necessárias para fornecer o alimento para o gado dos produtores, recuperação das pastagens e das produções agrícolas. “Hoje, o município fornece farelo para o gado leiteiro, no entanto, com a situação crítica que estamos passando, pretendemos distribuir também o miojo”, afirmou o prefeito, ressaltando que tudo será feito conforme discussão e aprovação do conselho de agricultura. “Cada setor tem as suas necessidades e faremos o possível para minimizar o prejuízo dos munícipes”, finalizou.

Fonte: Prefeitura Municipal de Itapemirim

Veja também

brasil-14-06-ft-Rovena-Rosa

FAB encerra neste sábado recebimento de doações ao Rio Grande do Sul

esportes-14-06-ft-go-es

Paratleta capixaba conquista prata no World Series de natação na França

geral-14-06-ft-gov-es-arvore-fotovotaica

Parque Cultural Casa do Governador recebe árvore fotovoltaica

saude-14-06-ft-gov-es

Nova linhagem do Coronavírus foi detectada no Espírito Santo

policia-14-06-moto-roubada-mf

Motocicleta é furtada em Marechal Floriano e vítima diz que vai mudar de cidade

capa-coluna-vida-saudavel-2

Acidentes de trânsito, um problema de saúde pública

politica-14-06-ft-assessoria-Janete-de-Sa-Desportiva-Ferroviaria

Estádio da Desportiva Ferroviária poderá se tornar patrimônio cultural material do Estado

mundo-14-06-ft-Divulgacao-Queen-Elizabeth-Hospital-vacina-cancer

Vacinas contra o câncer estão em testes no Reino Unido