Israel mata Yahya Sinwar, líder do Hamas e mentor do ataque de 7 de outubro

Publicado em 17/10/2024 às 17:18

Compartilhe

landscape-scene-from-ancient-baghdad-inspired-by-video-games

Foto: Freepik

Israel anunciou a morte de Yahya Sinwar, líder do Hamas e um dos mentores do ataque de 7 de outubro, durante uma operação na Faixa de Gaza. As Forças de Defesa de Israel (FDI) comunicaram nesta quinta-feira (17) que Sinwar foi eliminado junto com outros dois membros do grupo. Em uma publicação no X (antigo Twitter), as FDI confirmaram: “Eliminado: Yahya Sinwar”. A agência Reuters citou fontes do Hamas indicando que ele foi morto em uma ação israelense.

Segundo as FDI, no local da operação não foram encontrados sinais de reféns, embora a TV pública Kan tenha relatado que os três mortos portavam notas e documentos que sugeriam a presença de reféns na área.

Com 61 anos, Sinwar assumiu a liderança do Hamas após a morte de Ismail Haniyeh, em julho passado, em Teerã, no Irã. Ele era considerado o principal arquiteto dos ataques realizados em território israelense no dia 7 de outubro de 2023, que resultaram na morte de 1,2 mil pessoas e deram início a um novo conflito na Faixa de Gaza.

Natural de Khan Yunis, Sinwar foi o líder do braço político do Hamas desde 2017 e não aparecia em público desde o início do atual conflito. Conhecido por sua postura rígida, ele passou mais de 20 anos em prisões israelenses, sendo libertado em 2011 em uma troca de prisioneiros. Sinwar era membro do grupo desde 1987 e foi um dos fundadores do Majd, o serviço de segurança interna do Hamas.

Veja também

Imagem-do-WhatsApp-de-2025-04-10-as-16.54.22_2693d46b-768x433-2-768x433

Previsão aponta chuva fraca em todo o Espírito Santo nessa quarta-feira (23)

relatorio-producao-animal-pecuaria-espirito-santo

Relatório do Governo do Estado aponta crescimento da produção animal capixaba em 2024

captura_de_tela_2025-04-22_as_10.47.20

Papa Francisco é velado na Basílica de São Pedro com missa solene no sábado

Thiers Turini

Modal Expo 2025: credenciamento aberto para primeira feira de logística, transportes e comércio exterior do Espírito Santo

capa

Noite de bênção e esperança: casais se reúnem na Festa da Penha 2025

FOTO ONU - 1

Colunista do portal Montanhas Capixabas representa o Brasil em evento na ONU sobre pessoas com síndrome de Down

corpo_48483_ToninhodaEmaterLucasSCosta-1

Circuito do Chapéu em Domingos Martins pode se tornar rota turística estadual com projeto de lei

Feijao-e-arroz-irregular

Mais de 30 toneladas de arroz e feijão são apreendidas por inconsistência no tipo informado