Ipês raros são encontrados com ajuda de papagaio ameaçado

Publicado em 12/11/2025 às 08:43

Compartilhe

Amazona-rhodocorytha-na-arvore-Handroanthus-riodocensis_Foto-Ricardo-Ribeiro_reduzida

Foto: Ricardo Ribeiro

O monitoramento do papagaio-chauá (Amazona rhodocorytha), ave ameaçada de extinção e símbolo da Mata Atlântica, levou à descoberta de novas populações do ipê-amarelo (Handroanthus riodocensis), espécie rara e ameaçada de extinção. O achado, feito em Linhares, Norte do Espírito Santo, amplia o conhecimento sobre a distribuição da espécie ipê-amarelo e reforça a importância de conservar os remanescentes florestais da bacia do Rio Doce, região sob influência dos impactos do rompimento da barragem de rejeitos de mineração em 2015.

O estudo, publicado nesta segunda-feira (10), na revista internacional Oryx – The International Journal of Conservation, reporta que o comportamento alimentar do chauá foi decisivo para localizar os ipês: durante o acompanhamento de 34 indivíduos da ave, os pesquisadores observaram papagaios alimentando-se e pousando em árvores floridas de Handroanthus riodocensis. O trabalho é resultado de uma parceria entre o biólogo Ricardo da Silva Ribeiro, especialista na família dos ipês (Bignoniáceas), a ornitóloga Victória Faria e a ornitóloga Flávia G. Chaves, pesquisadora do Instituto Nacional da Mata Atlântica (INMA).

Foram mapeados oito indivíduos do ipê, todos em floração, sendo cinco em fragmentos de floresta e três em áreas de pastagens e plantios de cacau. As árvores, de até 35 metros de altura, destacavam-se na paisagem com suas flores amarelas abundantes. Para as aves, os ipês são conhecidos por suas fontes de néctar, principalmente para beija-flores, e as pétalas são alimentos para psitacídeos (papagaios, periquitos e araras) como o chauá.

“Essa descoberta mostra como as espécies estão interligadas. Proteger o chauá também significa proteger o ipê e todo o ecossistema ao redor”, explica Ricardo Ribeiro. O ipê Handroanthus riodoscensis foi descrito e publicado apenas em 1992 na região norte de Linhares, e foi listado como “Em Perigo” para o Brasil e “Criticamente em Perigo” para o Espírito Santo. As principais ameaças aos ipês são o uso madeireiro e o desmatamento. Já o chauá é considerado “Vulnerável” em nível global e está na lista vermelha capixaba, e enfrenta ameaças como a fragmentação florestal, perda de habitats e o tráfico de filhotes.

“Nós estamos realizando iniciativas para localizar novas populações de Handroanthus riodoscensis na região há alguns anos. Sem as flores é difícil distingui-lo de outros ipês comuns e em outras expedições não tivemos sucesso. Somente agora, integrando o trabalho com outros especialistas, é que conseguimos localizar essas populações ao sul do município. Esses dados serão importantes para os planos territoriais de conservação a nível regional”, finaliza o especialista.

Segundo os autores, o estudo reforça a importância de monitorar conjuntamente espécies animais e plantas ameaçadas para compreender suas relações ecológicas e definir estratégias mais integradas de conservação.

“O chauá ajudou a revelar novas populações de uma árvore rara — e o ipê-amarelo, por sua vez, é essencial para a sobrevivência das aves no início da primavera, período de reprodução”, explica Flávia Chaves. A descoberta reforça a importância de monitorar espécies ameaçadas de forma integrada. “Ao acompanhar o chauá, acabamos encontrando novas populações de uma árvore igualmente rara e ameaçada”, destaca a pesquisadora do INMA.

Além de contribuir para o conhecimento científico, a descoberta reacende o alerta sobre a recuperação ambiental do Rio Doce, cujos impactos de contaminação de solo, água e mata ciliar ainda persistem uma década após o rompimento da barragem em Mariana (MG).

Fonte: INMA

Veja também

ministerio do saude anuncia parceria

Ministério da Saúde assina parcerias na Índia para produção de medicamentos contra o câncer no SUS

back-view-woman-holding-credit-card-floor

Mais de 76 mil capixabas saem da inadimplência em janeiro

view-hands-with-heart-shape-represent-affection 5

Atividade física e saúde do coração: por que se movimentar é essencial

foto nova 6y53g5ty

Olivas de Gramado promove 2º Festival do Azeite com experiências imersivas na Serra Gaúcha

Senior african american woman in face mask receiving vaccination. retirement and senior lifestyle during covid 19 pandemic concept.

Espírito Santo recebe primeiras doses da vacina nacional contra a dengue do Instituto Butantan

secom

Estado reforça parcerias e anuncia novos investimentos em Vila Pavão nas áreas de saúde, educação e infraestrutura

45_donald_trump-the-whinte-house-1024x1024-1-1-1

Suprema Corte dos EUA derruba tarifaço imposto por Trump

55104351798_4398a33af6_o

Lula defende que IA fique a cargo de instituição multilateral