Investigações irão apontar a causa do acidente com o helicóptero que caiu com o governador

Publicado em 12/08/2018 às 14:53

Compartilhe

O major Paolo Quintino de Lima, chefe da Seção de Segurança Operacional da Secretaria da Casa Militar, do Núcleo de Operações e Transporte Aéreo (Notaer), elogiou o trabalho realizado pelos capitães pilotos que conduziam a aeronave Harpia 5, matrícula PP-MES, onde estava o governador Paulo Hartung.

O helicóptero sofreu um acidente na tarde dessa sexta-feira (10), no campo da Fazenda do Estado, em Domingos Martins. O governador foi em direção ao município para agenda, onde participaria à noite de um festival de cinema.

Investigações irão apontar a causa do acidente com o helicóptero que caiu com o governador1“Eles cortaram o fluxo de combustível de imediato, frearam os rotores, acionaram a chave geral da aeronave, verificaram que não tinha vazamento de combustível e fizeram os procedimentos devidos para a evacuação da aeronave”, explicou o major, que frisou como diferencial a experiência dos capitães.

O Harpia 5, matrícula PP-MES, decolou da Residência Oficial da Praia da Costa, em Vila Velha, às 16h18 dessa sexta-feira (10), com dois pilotos e dois passageiros, em direção à Fazenda do Estado, que pertence ao Incaper, no limite dos municípios Venda Nova do Imigrante e Domingos Martins, na região Serrana do Espírito Santo.

Ao se aproximar para pouso e realizar manobra no campo, às 16h45 dessa sexta-feira (10), a aeronave se desgovernou, um dos rotores colidiu com o solo e ela tombou. Houve perda total. O helicóptero possui seguro.

O major disse que um dos fatores que pode ter contribuído para o acidente foi a presença de uma trave de cor acinzentada no meio do campo. As investigações sobre o que o causou o incidente estão sendo conduzidas pelo
Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa), da área do Espírito Santo, de Minas Gerais e do Rio de Janeiro

A equipe do Seripa, junto com técnicos da Airbus, fabricante do helicóptero, foi para o local do acidente neste sábado (11), com o intuito de esclarecer o incidente. A Secretaria da Casa Militar já tomou as providências para a retirada da aeronave.

Normalidade das operações

Mesmo com a perda de uma aeronave, o major Quintino garantiu a normalidade dos serviços para toda a população capixaba.

“Está tudo normal. O Samu, a PM e todos que precisarem vão ter à disposição as aeronaves. Hoje mesmo estivemos com um helicóptero em Vila Pavão distribuindo medicamentos no combate à malária e ainda teve mais um atendimento a pedido do Samu”, contou o major.

Veja também

hospital-de-domingos-martins-768x432-2-768x432

Hospital Santa Casa de Domingos Martins suspende temporariamente atendimento normal após alta demanda por síndrome respiratória

capa

Trânsito parado e falta de orientação geram queixas durante obras em Araguaya

54499653680_bc017697a3_o

Vale a pena revisar IOF para evitar especulações, diz Haddad

capa

Carro pega fogo em frente ao Jardim de Infância em Marechal Floriano

capa 23

Domingos Martins recebe evento Movimento de Rua para celebrar arte urbana e periférica

WhatsApp-Image-2025-05-22-at-17.24.28

Espírito Santo inicia colheita da safra 2025 de café arábica

Imagem-do-WhatsApp-de-2025-04-10-as-16.54.22_2693d46b-768x433-2-768x433-2-768x433

Feriado começa com sol, mas frente fria muda o tempo no ES

WhatsApp Image 2025-05-22 at 14.22.48

Reunião com presidente da COP30 discute agenda dos Estados na Conferência do Clima