Inverno começa nesta semana com temperaturas acima da média

Publicado em 17/06/2024 às 10:33

Compartilhe

geral-17-06-ft-Reproducao-Agencia-Brasil-termometro

Foto: Reprodução/Agência Brasil

O inverno começa nesta semana, mais especificamente na próxima sexta-feira (21), e deve diminuir o calor que alguns estados do Brasil enfrentam nas últimas semanas. O ar seco, no entanto, deve perdurara até os últimos dias do outono, segundo a Climatempo.

Atualmente, o Brasil passa pelo período veranic o, que ocorre quando há mais de quatro dias quentes no inverno ou no outono, deixando a temperatura acima de média e com pouca chuva.

Especialistas da Climatempo afirmam que a previsão é de que a partir do dia 23 de junho as temperaturas comecem a ficar mais baixas. Contudo, não se deve esperar um inverno tão rigoroso neste ano.

La Ninã

Após a El Niño, que contribuía para o aumento da temperatura no país, o  La Ninã deve chegar no segundo semestre do ano.

O La Niña ocorre devido ao resfriamento da região central e centro-leste do Oceano Pacífico Equatorial. Ele se estabelece quando a temperatura das águas do oceano diminui em 0,5°C ou mais. O fenômeno é observado a cada intervalo de 3 a 5 anos.

Os efeitos desse evento no Brasil incluem tempo seco no Centro-Sul do país e chuvas no Norte e Nordeste. Isso causa, por exemplo, temperaturas mais baixas no Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina.

De acordo com a Climatempo, a mudança de temperatura deve ocorrer com mais evidência nos meses de julho e agosto.

Fonte: Portal IG

Veja também

arte-e-cronica

Uma estrada de violetas

45_donald_trump-the-whinte-house-1024x1024-1

Tribunal dos EUA suspende tarifas de Trump; governo recorre da decisão

img_6886

Congresso dá 10 dias para governo propor alternativa ao aumento do IOF

Reoconhecimento internacional aftosa (1)

Brasil é reconhecido como livre de febre aftosa sem vacinação, e Espírito Santo celebra conquista histórica

AdobeStock_292601262

Espírito Santo monitora cenário de aumento de casos das Síndromes Gripais

Santa-Esfiha-1024x684

Festival de jazz reunirá delícias da gastronomia local em Santa Teresa

WhatsApp Image 2025-05-28 at 15.40.11

Governo do Estado assina contratos de repasse do Funsaf para fortalecer a agricultura familiar capixaba

81435ee3-9b0c-465a-b582-f8e3d57d656b

Saúde lança campanha contra fumo e reforça proibição de cigarros eletrônicos