Inverno começa com muitas nuvens e chuva no Espírito Santo

Publicado em 21/06/2017 às 17:22

Compartilhe

A estação mais fria do ano começou na madrugada desta quarta-feira (21), dia que marca o início do inverno. As nuvens que avançam do mar provocam chuva em alguns momentos em quase todo o Estado (com exceção do Oeste) e as temperaturas máximas devem cair. Neste dia, as temperaturas variam entre 7,0 e 24,0 °C na região Serrana e entre 14,0 e 29,0 °C nas demais regiões. É o que avalia a equipe de Sistema de Informações Meteorológicas do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).

O tempo segue nublado e chuvoso na quinta-feira (22), com exceção no trecho entre o Caparaó e o Sul da região Noroeste, onde o sol aparece entre muitas nuvens. Nestes dias, o vento predominante sopra de quadrante sul, o que potencializa a sensação térmica de frio no Estado. As temperaturas variam entre 6,0 e 23,0 °C na região Serrana e entre 14,0 e 28,0 °C nas demais regiões.

Mais sobre a estação

Na Região Sudeste do Brasil, o inverno se caracteriza pelas temperaturas amenas e diminuição nos índices pluviométricos, com noites mais longas que os dias. No Espírito Santo, os meses de julho, agosto e setembro, que compreendem o período da estação, são os meses mais secos e frios do ano.

O principal sistema meteorológico de atuação são as frentes frias, acompanhadas de massas de ar polar mais intensas que nas demais épocas do ano. Estes sistemas provocam a diminuição das temperaturas com a sua passagem. Outra característica da estação são as constantes inversões térmicas e a ocorrência de nevoeiros, principalmente na Região Serrana, que costumam acontecer entre a noite e o início da manhã, causados pela umidade relativa do ar elevada, grande resfriamento da superfície e ar estável, quase sem vento.

No período da tarde, a umidade relativa tende a diminuir longe do litoral, algumas vezes atingindo valores críticos (abaixo dos 20%). Os baixos valores de umidade relativa são prejudiciais à saúde e, associados ao baixo índice pluviométrico da estação, favorecem a ocorrência de incêndios. A média acumulada de precipitação para a estação fica, em média, abaixo dos 100 mm na região oeste, entre 200 e 300 mm no sudeste e entre 100 e 200 mm nas demais regiões.

As temperaturas máximas médias ficam em torno dos 24,0 ºC na Região Serrana e dos 27,0 ºC nas demais regiões. As temperaturas mínimas médias ficam em torno dos 13,0 ºC na região serrana e dos 17,0 ºC nas demais regiões.

Veja também

ministerio do saude anuncia parceria

Ministério da Saúde assina parcerias na Índia para produção de medicamentos contra o câncer no SUS

back-view-woman-holding-credit-card-floor

Mais de 76 mil capixabas saem da inadimplência em janeiro

view-hands-with-heart-shape-represent-affection 5

Atividade física e saúde do coração: por que se movimentar é essencial

foto nova 6y53g5ty

Olivas de Gramado promove 2º Festival do Azeite com experiências imersivas na Serra Gaúcha

Senior african american woman in face mask receiving vaccination. retirement and senior lifestyle during covid 19 pandemic concept.

Espírito Santo recebe primeiras doses da vacina nacional contra a dengue do Instituto Butantan

secom

Estado reforça parcerias e anuncia novos investimentos em Vila Pavão nas áreas de saúde, educação e infraestrutura

45_donald_trump-the-whinte-house-1024x1024-1-1-1

Suprema Corte dos EUA derruba tarifaço imposto por Trump

55104351798_4398a33af6_o

Lula defende que IA fique a cargo de instituição multilateral