Integração entre pesquisa, assistência técnica e extensão rural é exemplo para o País

Publicado em 17/02/2019 às 17:55

Compartilhe

Ao longo de 62 anos de história, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) passou por diversas transformações. Uma delas foi a integração entre os trabalhos de pesquisa, assistência técnica e extensão rural. E esta experiência tornou-se exemplo para o estado do Paraná. Na última semana, uma comitiva do Sul do País esteve no Incaper para conhecer as experiências do Instituto.

Quatro instituições paranaenses estão sendo reestruturadas: o Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), o Centro Paranaense de Referência em Agroecologia (CPRA), o Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e a Companhia de Desenvolvimento Agropecuário do Paraná (Codapar). Para cuidar dos trâmites, foi instituído um grupo de trabalho, formado por representantes das quatro instituições.

“Nosso objetivo é conhecer como funciona o processo de pesquisa, assistência técnica e extensão rural e, quem sabe, também de fomento, já que no Paraná temos uma instituição que também atua nesta parte”, disse o diretor administrativo do Instituto Emater do Paraná, Diniz Dias Doliveira.

{loadmodule mod_custom,Banner AdSense – Lateral 2}

Também participaram da visita o Espírito Santo o ouvidor do Iapar, Denilson Fantin e a gerente de pessoas da Emater PR, Sonia Maria Rouze. A comitiva foi recepcionada por uma equipe do Incaper formada pelos três diretores e por representantes das Gerências de Pesquisa, Ater e de Transferência de Tecnologia e Conhecimento.

Os visitantes conheceram um pouco sobre o Incaper, debateram mais detalhadamente sobre o processo de integração pesquisa e Ater e, no dia seguinte, foram a Marilândia, observar como o processo de integração funciona na prática. “É uma satisfação recebê-los para essa troca de experiências. Desejo que o nosso trabalho de integração possa contribuir com essa nova fase de trabalho deles”, disse o diretor presidente do Incaper, Antonio Carlos Machado.

“Fomos acolhidos da melhor forma possível. O Incaper tem uma história valiosa e que nos serve de referência. Nós imaginamos que é possível que o nosso Estado caminhe fazendo uma integração verdadeira e mostrando serviços essenciais ao nosso público de forma harmônica, organizada e potencializando resultados nas nossas entregas. Necessitamos desse novo momento, nossa extensão rural é forte, mas pode ser reforçada com os trabalhos de pesquisa e fomento. E tudo isso em prol do nosso agricultor”, afirmou Doliveira.

Veja também

capa

Domingo movimentado em Domingos Martins reuniu cultura, esporte e clima agradável de 15 °C

Captura de tela 2025-06-16 094900

Cardiopatia congênita: condição afeta cerca de 29 mil crianças anualmente no Brasil

9792

Agro capixaba mantém estabilidade nas exportações em 2025

{E6B3BC61-E8B1-E1C0-6C6C-7C1EE5CA7BD0}

Cerejeiras iniciam floração no interior de Alfredo Chaves

_mg_5213

Pix automático começa a funcionar nesta segunda e promete substituir boletos e débito em conta

coluna-vida-saudavel

Especialistas alertam: oito sinais de saúde podem ser confundidos com obesidade

oplus_32

Desfile cívico celebra legado de Domingos José Martins em Domingos Martins

Organic peppercorn or pink pepper in iron scoop on black slate stone background

Produtora de São Mateus prepara lançamento inédito no Brasil com apoio do Sebrae