Integração entre pesquisa, assistência técnica e extensão rural é exemplo para o País

Publicado em 17/02/2019 às 17:55

Compartilhe

Ao longo de 62 anos de história, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) passou por diversas transformações. Uma delas foi a integração entre os trabalhos de pesquisa, assistência técnica e extensão rural. E esta experiência tornou-se exemplo para o estado do Paraná. Na última semana, uma comitiva do Sul do País esteve no Incaper para conhecer as experiências do Instituto.

Quatro instituições paranaenses estão sendo reestruturadas: o Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), o Centro Paranaense de Referência em Agroecologia (CPRA), o Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e a Companhia de Desenvolvimento Agropecuário do Paraná (Codapar). Para cuidar dos trâmites, foi instituído um grupo de trabalho, formado por representantes das quatro instituições.

“Nosso objetivo é conhecer como funciona o processo de pesquisa, assistência técnica e extensão rural e, quem sabe, também de fomento, já que no Paraná temos uma instituição que também atua nesta parte”, disse o diretor administrativo do Instituto Emater do Paraná, Diniz Dias Doliveira.

{loadmodule mod_custom,Banner AdSense – Lateral 2}

Também participaram da visita o Espírito Santo o ouvidor do Iapar, Denilson Fantin e a gerente de pessoas da Emater PR, Sonia Maria Rouze. A comitiva foi recepcionada por uma equipe do Incaper formada pelos três diretores e por representantes das Gerências de Pesquisa, Ater e de Transferência de Tecnologia e Conhecimento.

Os visitantes conheceram um pouco sobre o Incaper, debateram mais detalhadamente sobre o processo de integração pesquisa e Ater e, no dia seguinte, foram a Marilândia, observar como o processo de integração funciona na prática. “É uma satisfação recebê-los para essa troca de experiências. Desejo que o nosso trabalho de integração possa contribuir com essa nova fase de trabalho deles”, disse o diretor presidente do Incaper, Antonio Carlos Machado.

“Fomos acolhidos da melhor forma possível. O Incaper tem uma história valiosa e que nos serve de referência. Nós imaginamos que é possível que o nosso Estado caminhe fazendo uma integração verdadeira e mostrando serviços essenciais ao nosso público de forma harmônica, organizada e potencializando resultados nas nossas entregas. Necessitamos desse novo momento, nossa extensão rural é forte, mas pode ser reforçada com os trabalhos de pesquisa e fomento. E tudo isso em prol do nosso agricultor”, afirmou Doliveira.

Veja também

view-hands-with-heart-shape-represent-affection 5

Atividade física e saúde do coração: por que se movimentar é essencial

foto nova 6y53g5ty

Olivas de Gramado promove 2º Festival do Azeite com experiências imersivas na Serra Gaúcha

Senior african american woman in face mask receiving vaccination. retirement and senior lifestyle during covid 19 pandemic concept.

Espírito Santo recebe primeiras doses da vacina nacional contra a dengue do Instituto Butantan

secom

Estado reforça parcerias e anuncia novos investimentos em Vila Pavão nas áreas de saúde, educação e infraestrutura

45_donald_trump-the-whinte-house-1024x1024-1-1-1

Suprema Corte dos EUA derruba tarifaço imposto por Trump

55104351798_4398a33af6_o

Lula defende que IA fique a cargo de instituição multilateral

2151803588

O fascínio por personagens animados na cultura brasileira

WhatsApp Image 2026-02-20 at 15.12.42

Comissário de bordo que mora em Dubai é preso em Marechal Floriano após incendiar casa de ex-companheiro