Instituto Terra e Bandes firmam parceria para recuperar nascentes

Publicado em 09/09/2017 às 11:34

Compartilhe

Um reforço e tanto para o meio ambiente: o Instituto Terra e o Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) firmaram uma parceria para apoiar produtores rurais dos municípios da região que querem contribuir para a preservação de nascentes e da Mata Atlântica no entorno da Bacia do Rio Doce.

O Instituto Terra atua na região do Vale do Rio Doce e, desde a sua fundação, tem como foco a restauração ecossistêmica, em produções de muda para a Mata Atlântica, projetos de extensão e educação ambiental, além de pesquisas científicas. Com a parceria, o Instituto poderá fazer atendimento, projetos e acompanhamento de produtores rurais interessados em aderir ao Reflorestar.

O diretor-presidente do Bandes, Aroldo Natal Silva Filho, destaca o empenho do banco na liberação dos contratos para os “produtores de água”, atividade que passou a ter a instituição como operador financeiro. “O número de projetos inscritos aumentou consideravelmente nos últimos anos, mais que triplicou, e o banco tem atendido a esses pedidos. O programa é um benefício múltiplo para o produtor, para sociedade e para a natureza”, destaca Aroldo.

“Nossos técnicos foram capacitados pelo Bandes e atuam juntos na recuperação e preservação das nascentes do Rio Doce. Eles fazem o cadastro das pessoas interessadas no Reflorestar, pegam todas as documentações exigidas, o Instituto Terra entra com as orientações para o projeto e segue o processo para o Bandes dar o seu parecer. Após a aprovação, é dada partida na ação ambiental”, comenta a diretora executiva do Instituto Terra, Isabella Salton.

Com a meta de restaurar 80 mil hectares até 2018, o Programa Reflorestar tem o objetivo de manter, recuperar e ampliar a cobertura florestal, com geração de oportunidades e renda para o produtor rural, por meio da adoção de práticas de uso amigável do solo. Assim, criam-se estímulos para os proprietários de terra e agricultores adotarem sistemas produtivos e alternativas econômicas ambientalmente corretas e socialmente justas.

Para preservar as áreas verdes, recursos hídricos capixabas e apoiar os proprietários rurais, o Programa Reflorestar tem oportunizado projetos voltados à manutenção dos ecossistemas e redução do impacto ambiental. Desde o início do programa até o primeiro semestre deste ano, o Bandes liberou mais de 1,3 mil contratos que preservam o meio ambiente, chegando ao total de R$ 13 milhões em recursos liberados.

Com previsão de chegar a R$ 19 milhões em liberações este ano, o Reflorestar é uma iniciativa cujo desenvolvimento foi resultado da integração de programas de recuperação da Mata Atlântica e envolve além do Bandes, a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEAMA).

Quem pode participar?

Todo proprietário de área rural das regiões prioritárias (com prioridade para o pequeno produtor rural) que destina ou queira destinar parte de sua propriedade para fins de preservação do meio ambiente ou para práticas rurais sustentáveis.

Quais os benefícios do Reflorestar?

O Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) em reconhecimento aos benefícios gerados pela floresta nativa conservada ou em recuperação;

Apoio financeiro, na forma de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), para auxiliar na aquisição de insumos (mudas, material para cercamento, adubo e outros) necessários para o plantio de novas áreas com florestas;

Como participar?

Para participar basta se cadastrar no site do Programa. São necessários os seguintes documentos: CPF e RG; Comprovante de residência; Certificado de Cadastro do Imóvel Rural – CCIR, ou outro documento que comprove a posse da propriedade a ser atendida; Certidão Negativa de débitos federal, estadual e municipal.

Modalidades de apoio oferecidas pelo Programa

Floresta em Pé: Pagamento por florestas conservadas e elegíveis para essa modalidade, podendo ser reconhecidos para fins de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) até 10 hectares por propriedade rural;

Regeneração Natural: Aquisição de insumos necessários ao isolamento de uma área para que ocorra a sua recuperação natural, e Pagamento pelos Serviços Ambientais (PSA) gerados;

Recuperação com Plantio: Aquisição de insumos necessários para o plantio de mudas de espécies nativas da Mata Atlântica e Pagamento pelos Serviços Ambientais;

Sistemas Agroflorestais: Aquisição de insumos necessários para implantação de sistemas que combinam espécies florestais com culturas agrícolas como café, cacau, palmito, banana, dentre outras;

Sistemas Silvipastoris: Aquisição de insumos necessários para implantação de sistemas que combinam árvores com pastagens;

Floresta Manejada: Aquisição de insumos necessários para implantação de culturas florestais para o manejo florestal (sem corte raso).

Veja também

ministerio do saude anuncia parceria

Ministério da Saúde assina parcerias na Índia para produção de medicamentos contra o câncer no SUS

back-view-woman-holding-credit-card-floor

Mais de 76 mil capixabas saem da inadimplência em janeiro

view-hands-with-heart-shape-represent-affection 5

Atividade física e saúde do coração: por que se movimentar é essencial

foto nova 6y53g5ty

Olivas de Gramado promove 2º Festival do Azeite com experiências imersivas na Serra Gaúcha

Senior african american woman in face mask receiving vaccination. retirement and senior lifestyle during covid 19 pandemic concept.

Espírito Santo recebe primeiras doses da vacina nacional contra a dengue do Instituto Butantan

secom

Estado reforça parcerias e anuncia novos investimentos em Vila Pavão nas áreas de saúde, educação e infraestrutura

45_donald_trump-the-whinte-house-1024x1024-1-1-1

Suprema Corte dos EUA derruba tarifaço imposto por Trump

55104351798_4398a33af6_o

Lula defende que IA fique a cargo de instituição multilateral