Instalada em Marechal Floriano uma estação meteorológica automática

Publicado em 15/09/2022 às 14:32

Compartilhe

Instalada-em-Marechal-Floriano-uma-estacao-meteorologica-automatica

A partir dessa semana, Marechal Floriano passa a ter uma estação meteorológica automática exclusiva, localizada no bairro Santa Rita, na sede do município. A entrega da instalação foi realizada na manhã desta quarta-feira (14), e a estação já está ativa e captando os dados meteorológicos.

A estação é um conjunto de equipamentos que registram os elementos meteorológicos, tais como temperatura, umidade relativa do ar, precipitação, pressão atmosférica e barométrica, radiação solar, direção e velocidades dos ventos, entre outros.

A estação vai funcionar com a captação de dados a cada 15 minutos, por todos os sensores. Após isso, ela transmite as informações para a Defesa Civil Estadual, através de um modem. Já na base de dados, é feita a apuração, e as informações são repassadas para a Defesa Civil Municipal e outros órgãos. 

A instalação e implantação foram realizadas pelo Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil (SINPDEC), através da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC) e da Prefeitura de Marechal Floriano.

“Essa estação é muito importante, pois ela vai monitorar todos os dados climáticos do município, de forma clara e em tempo real. Esses dados são essenciais para a Defesa Civil garantir a segurança dos moradores”, afirmou o engenheiro agrônomo José Geraldo Ferreira.

“A importância faz correlação com a gestão de risco, pois assim podemos realizá-la de forma bem elaborada, prevenindo desastres, graças aos dados fornecidos pela estação meteorológica”, disse o coordenador municipal da Defesa Civil, Fábio Stein.

“A instalação de uma estação exclusiva, dentro do município, vai auxiliar muito a Defesa Civil Municipal. Essa é mais uma conquista para Marechal Floriano. Nosso objetivo é sempre proporcionar mais segurança e qualidade de vida aos nossos munícipes”, frisou o prefeito, João Carlos Lorenzoni.

Ao todo, são 28 estações em todo Estado. “Essa é uma possibilidade maior de prevenção, deixando em aberto para a Prefeitura fazer ouras parcerias, como na agricultura, por exemplo. Com a estação, o acesso será mais rápido, e de suma importância. Os dados serão coletados a partir de agora em tempo real, ajudando até mesmo em situações mais graves”, reiterou o tenente do Corpo de Bombeiro Julio Max, chefe regional da Defesa Civil.

Texto: Tricia de Andrade e Kamila Friedrich-Ascom/PMMF | Fotos: Dinho Braga

Veja também

brasil-14-06-ft-Rovena-Rosa

FAB encerra neste sábado recebimento de doações ao Rio Grande do Sul

esportes-14-06-ft-go-es

Paratleta capixaba conquista prata no World Series de natação na França

geral-14-06-ft-gov-es-arvore-fotovotaica

Parque Cultural Casa do Governador recebe árvore fotovoltaica

saude-14-06-ft-gov-es

Nova linhagem do Coronavírus foi detectada no Espírito Santo

policia-14-06-moto-roubada-mf

Motocicleta é furtada em Marechal Floriano e vítima diz que vai mudar de cidade

capa-coluna-vida-saudavel-2

Acidentes de trânsito, um problema de saúde pública

politica-14-06-ft-assessoria-Janete-de-Sa-Desportiva-Ferroviaria

Estádio da Desportiva Ferroviária poderá se tornar patrimônio cultural material do Estado

mundo-14-06-ft-Divulgacao-Queen-Elizabeth-Hospital-vacina-cancer

Vacinas contra o câncer estão em testes no Reino Unido