INSS antecipa em duas parcelas o 13ª dos aposentados

Publicado em 09/05/2021 às 13:10

Compartilhe

Em 25 de maio, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) dará início ao pagamento da primeira parcela do 13ª salário para aposentados e pensionistas. O pagamento, que geralmente é feito em julho, foi antecipado este ano por conta da pandemia.

Todos os indivíduos que receberam, ao longo de 2021, aposentadoria, pensão por morte, auxílio-acidente, auxílio-doença ou auxílio-reclusão, têm direito ao pagamento do 13º adiantado. 

Aposentados e pensionistas, em maioria, receberão metade do valor do benefício na antecipação. A exceção se dá para os segurados que passaram a receber o benefício depois de janeiro e o valor será calculado proporcionalmente.Para aqueles que recebem o auxílio-doença, o pagamento será calculado de acordo com o tempo de duração do benefício.

“A decisão de adiantar o pagamento do 13º salário pode beneficiar muitos brasileiros que vêm passando por dificuldades financeiras durante esse primeiro semestre do ano”, comenta Thomas Carlsen, COO e co-fundador da mywork, startup especializada em controle de ponto online e gestão de Departamento Pessoal para pequenas e médias empresas. “Muitas pessoas foram ajudadas com a mesma medida em 2020 e a retomada dessa solução sem dúvida ajudará muitos trabalhadores e aposentados que viram uma redução na renda mensal por conta da crise”, avalia ele.

Para os segurados que recebem até um salário mínimo, a parcela antecipada será depositada entre os dias 25 de maio e 8 de junho, conforme o número final do benefício. Já a segunda parcela será paga entre 24 de junho e 7 de julho.

No caso de segurados que contam com uma renda mensal superior a um salário mínimo terão os pagamentos da primeira parcela depositados entre os dias 1º e 8 de junho. A segunda parcela, por sua vez, será depositada entre 1º e 7 de julho.

Veja também

96787

Mega-Sena: duas apostas dividem prêmio de R$ 23,5 milhões

96785

Cachorros de Cingapura se tornam influencers no Instagram

© Myke Sena/MS

Covid-19: Brasil tem 21,2 milhões de casos e 590,5 mil mortes

© Luiz Erbes/S.E.R. Caxias/Direitos Reservados

Caxias elimina Portuguesa nos pênaltis e está nas oitavas da Série D

© Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Fiocruz entrega 4,5 milhões de vacinas contra a covid-19

futebol-em-mf

Termina competição de futebol infantil em Marechal Floriano

© Breno Esaki/Agência Saúde

DF anuncia vacinação de jovens de 13 anos a partir de terça-feira

© Marcello Casal JrAgência Brasil

Dia Mundial do Doador de Medula Óssea muda cores do Congresso Nacional