Inscritos no CadÚnico em Domingos Martins passam a ter desconto na taxa de coleta de lixo

Publicado em 22/11/2022 às 15:01

Compartilhe

Inscritos-no-CadUnico-em-Domingos-Martins-passam-a-ter-desconto-na-taxa-de-coleta-de-lixo

Os contribuintes cadastrados no Cadastro Único (CadÚnico), que concentra todos os programas assistenciais do Governo Federal, passam a ter o direito de isenção parcial (desconto) na taxa de coleta de lixo em Domingos Martins. A medida é regulamentada pela da Lei Municipal nº 3.083/2022 e pelo Decreto Normativo nº 4.133/2022.

A isenção parcial, de 50% do valor total da taxa, será concedida mediante requerimento anual do interessado, até o último dia útil antes do vencimento da taxa do exercício, encaminhado junto ao Protocolo Geral, e dirigido à Gerência de Administração Tributária da Secretaria Municipal da Fazenda, com a seguinte documentação: Cadastro para cobrança da taxa de coleta de lixo em nome do requerente; comprovante de residência (água ou luz ou telefone, etc); folha resumo do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico); declaração de que o contribuinte possui renda familiar inferior a 03 (três) salários-mínimos; certidão negativa de débitos deste Município; e declaração de ser proprietário ou possuidor de um único imóvel de uso próprio e exclusivamente residencial.

Excepcionalmente neste ano, a isenção poderá ser solicitada até o dia 20 de dezembro. O contribuinte que tiver direito e que já estiver com a taxa de coleta de lixo 2022 quitada, poderá solicitar o crédito para abatimento em cobranças futuras ou a devolução do valor pago, por meio de depósito em conta. Caso a taxa esteja vencida, o contribuinte poderá, após deferido o pedido de isenção, efetuar o pagamento sem a incidência de multa e juros.

Ainda de acordo com a legislação vigente, a isenção parcial da taxa de coleta de lixo deixará ser concedida quando: O beneficiário da isenção obtiver outro tipo de rendimento que lhe proporcione mais que o valor constante no CadÚnico de renda familiar total; ocorrer o falecimento do beneficiário da isenção; houver mudança do titular da posse ou da propriedade do imóvel; houver mudança do uso do imóvel de exclusividade residencial para misto ou comercial; não ocorrer a solicitação anual de renovação da isenção.

O beneficiário da isenção deve informar imediatamente à Gerência de Administração Tributária da Secretaria Municipal da Fazenda, para o devido registro cadastral no cadastro imobiliário, quando transferir o imóvel ou parte dele, por venda ou doação.

O beneficiário de isenção obtida de forma indevida e/ou fraudulenta será penalizado de acordo com o Código Tributário Municipal, perderá o benefício e será obrigado a devolver o valor obtido com a isenção aos cofres públicos, sem prejuízo de responder cível e criminalmente pelo ato cometido.

Fonte: Prefeitura de Domingos Martins

Veja também

ministerio do saude anuncia parceria

Ministério da Saúde assina parcerias na Índia para produção de medicamentos contra o câncer no SUS

back-view-woman-holding-credit-card-floor

Mais de 76 mil capixabas saem da inadimplência em janeiro

view-hands-with-heart-shape-represent-affection 5

Atividade física e saúde do coração: por que se movimentar é essencial

foto nova 6y53g5ty

Olivas de Gramado promove 2º Festival do Azeite com experiências imersivas na Serra Gaúcha

Senior african american woman in face mask receiving vaccination. retirement and senior lifestyle during covid 19 pandemic concept.

Espírito Santo recebe primeiras doses da vacina nacional contra a dengue do Instituto Butantan

secom

Estado reforça parcerias e anuncia novos investimentos em Vila Pavão nas áreas de saúde, educação e infraestrutura

45_donald_trump-the-whinte-house-1024x1024-1-1-1

Suprema Corte dos EUA derruba tarifaço imposto por Trump

55104351798_4398a33af6_o

Lula defende que IA fique a cargo de instituição multilateral