Inscrições para o Enem 2024 começam hoje

Publicado em 27/05/2024 às 12:44

Compartilhe

Hand of man holding ballpoint pen and answering questionary form. Male student sitting at table and writing test

Foto: Freepik

Começa nesta segunda-feira (27) e vai até 7 de junho o período de inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024. No Rio Grande do Sul, devido à calamidade pública no estado, haverá um calendário estendido, que ainda será divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

As provas serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro. Para se inscrever, os estudantes devem acessar a Página do Participante e utilizar o cadastro na conta gov.br.

Os resultados dos recursos sobre a isenção da taxa de inscrição foram divulgados na última sexta-feira (24), assim como dos recursos que tratam das justificativas de ausência no Enem 2023, para candidatos que estavam isentos da taxa e faltaram às provas.

A taxa de inscrição custa R$ 85 e poderá ser paga até o dia 12 de junho. Os moradores do Rio Grande do Sul também terão isenção desse valor.

Criado em 1998, o Enem avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica e também é a principal porta de entrada para a educação superior no país. Os resultados da avaliação podem ser usados para acesso ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e ao Programa Universidade para Todos (ProUni). Também são aceitos em instituições privadas e de outros países de língua portuguesa que tenham acordo com o Brasil.

Os estudantes que não concluíram o ensino médio também podem participar na condição de treineiros, para autoavaliação nos anos anteriores ao término da educação básica.

Fonte: Agência Brasil

Veja também

0P4A8560

Gestores escolares se reúnem em Pedra Azul para debater o futuro da educação no ES

mca_abr_21031913348

Declaração do Imposto de Renda 2025 termina nesta sexta-feira; veja o que fazer se perder o prazo

23427

Agropecuária impulsiona economia e cresce 12,2% no primeiro trimestre de 2025

5028521859204886260 (1)

‘Maio Amarelo’: SAMU 192 promove simulado com múltiplas vítimas de acidente de trânsito

pdm 1

Instituto Jones qualifica servidores públicos para atuar nos Planos Diretores Municipais

Imagem do WhatsApp de 2025-05-30 à(s) 08.29.05_e025231d

Frente fria chega ao Espírito Santo com chuvas e ventos moderados

DSC_5196

Homem é preso por descumprir medidas protetivas de urgência contra os filhos em Afonso Cláudio

arte-e-cronica

Uma estrada de violetas