Inmet alerta para zonas de perigo na primeira semana de abril

Publicado em 01/04/2024 às 08:18

Compartilhe

geral-01-04-inmet

Foto: Divulgação/Inmet

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu quatro alertas de chuvas para diferentes regiões do país nesta primeira semana de abril. Nesta segunda-feira, 1° de abril, a previsão se mantém com grandes acumulados de chuva, podendo ultrapassar 80 mm, especialmente no centro-norte do país. A partir de terça-feira (2), a previsão indica volumes maiores que 70 mm.

Os alertas do Inmet para o início da semana incluem dois laranjas (perigo) e dois amarelos (perigo potencial). As maiores chuvas são previstas para o Maranhão, Ceará, parte da Paraíba, do Piauí, extremo oeste do Amazonas e do Acre. O Centro-Oeste todo está sob alerta amarelo, com chuvas intensas entre 20 e 50 mm/h, mas baixo risco de alagamentos.

Há possibilidade de chuva intensa no sul do Rio Grande do Sul, norte de Minas e norte do Espírito Santo. De acordo com o Inmet, em municípios da região Serrana do Espírito Santo, como em Marechal Floriano, Domingos Martins e Venda Nova do Imigrante, também há possíbilidades de chuvas.

Alertas de perigo:

  • Perigo (laranja) para Maranhão, Ceará, parte da Paraíba e do Piauí. Riscos incluem chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos fortes (60-100 km/h) e possíveis cortes de energia, quedas de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
  • Perigo (laranja) para o extremo oeste do Amazonas e do Acre. Riscos potenciais envolvem chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h) e possíveis cortes de energia, quedas de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
  • Perigo potencial (amarelo) para todo o Centro-Oeste, norte de Minas, Tocantins, Pará, Amazonas, Rondônia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco e sul da Paraíba. Riscos incluem chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h) e baixo risco de cortes de energia, quedas de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
  • Perigo potencial (amarelo) para tempestades no sul do Rio Grande do Sul. Riscos incluem chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h), queda de granizo e baixo risco de cortes de energia, danos em plantações, quedas de galhos de árvores e alagamentos.

O calor, alta umidade e a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) continuam provocando chuvas intensas no extremo norte do país. Na região, pancadas de chuva são esperadas até segunda-feira (1º), com valores superiores a 80 mm, principalmente em áreas do Pará, Rondônia, Acre, Amazonas e Amapá.

No Nordeste, são previstas pancadas de chuva, localmente fortes no centro-norte e leste da região, com volumes acima de 70 mm. No Centro-Oeste, a chuva será mais regular em partes de Mato Grosso e Goiás, com totais acima de 80 mm, mas irregular em Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal, com cerca de 40 mm.

Na maior parte da Região Sudeste, haverá diminuição na intensidade da chuva, embora pancadas isoladas sejam previstas em Minas Gerais e São Paulo. No sul do país, chuvas são esperadas, especialmente no Rio Grande do Sul e sul de Santa Catarina.

Na primeira semana de abril, na região Norte, são previstos acumulados maiores que 70 mm, principalmente em áreas do Amazonas, Pará e Tocantins. No Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste, também são esperadas chuvas, podendo ser fortes e superar 80 mm em algumas áreas. Na Região Sul, prevê-se chuva maior que 80 mm no Rio Grande do Sul e Santa Catarina. O Paraná terá volumes menores de precipitação.

Fonte: Portal IG

Veja também

Gamer,Playing,Online,Game,On,Smart,Phone,In,Dark,Room.

Domínio do iGaming móvel: por que os celulares lideram

FOTO CAPA

Temporal com ventania provoca alagamentos, queda de árvores e interdições nas Montanhas Capixabas

Messy wires attached to the electric pole, the chaos of cables and wires on an electric pole in Bangkok, Thailand, concept of electricity

Câmara de Venda Nova aprova projeto para remoção de cabos e fios sem uso nas vias urbanas

fogos de artificio

Governo do ES regulamenta lei que proíbe fabricação e queima fogos de artifício ruidosos

palácio Anchieta Natal

Governo do Estado inaugura ‘Natal nos Jardins do Palácio Anchieta’

coluna de arte cronica e poesia

A verdade nua e crua

assistencia social

Estado lança edital para repasse de recursos financeiros para entidades de Assistência Social

Polícia grappling

PMES promove o I Simpósio Estadual de Grappling Policial