Início da colheita de café: Idaf orienta sobre regularização dos secadores no Espírito Santo

Publicado em 15/05/2025 às 08:24

Compartilhe

Secador de café

Foto: Arquivo Idaf

Teve início, nesta quarta-feira (14), a abertura oficial da colheita de conilon no Espírito Santo, conforme previsto pela Lei Estadual nº 11.212/2020. O Estado é o segundo maior produtor brasileiro de café, com significativa produção de arábica e conilon, e por isso o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) reforça o compromisso dos produtores com a regularização dos secadores utilizados no processo de pós-colheita.

O licenciamento ambiental que autoriza o funcionamento dos secadores de café é de responsabilidade das prefeituras dos municípios, determinando as condicionantes ambientais para que o processo não cause prejuízos aos trabalhadores, ao meio ambiente e à população em geral, especialmente no que se refere ao controle da emissão de fumaça.

Lenha

No caso de consumo de lenha no secador, após o licenciamento é obrigatório obter no Idaf o certificado de registro de atividade florestal (CRAF), que deve ser renovado anualmente.

O gerente de Licenciamento e Controle Florestal em exercício do Idaf, Gabriel Hector Fontana , explica que o documento visa garantir o consumo de produto florestal de forma legal e sustentável. “Atualmente existem mais de mil empreendimentos registrados no Idaf para consumo de lenha. É fundamental que os estabelecimentos atuem em conformidade com a legislação, assegurando o cumprimento das exigências ambientais”, explicou Fontana.

Para orientações sobre como obter o CRAF, acesse: https://conectacidadao.es.gov.br/servico/9c6a40c2-cecc-42a3-ab4c-2ba62214f738/area-florestal-e-licenciamento-ambiental-certificado-de-registro-de-atividade-florestal-craf

O funcionamento de secador de café sem a devida regularização no Idaf é passível de autuação, interdição da atividade e apreensão da lenha. A multa pode variar de R$ 801,00 a R$ 38 mil aproximadamente.

Denuncie

Se você identificar situações de possível funcionamento irregular, que gere preocupações sobre as emissões de fumaça, por exemplo, as denúncias devem ser encaminhadas ao órgão ambiental municipal (secretaria de meio ambiente ou similares). No caso de uso ilegal de lenha, a denúncia deve ser encaminhada ao Disque-Denúncia 181 para atendimento pelo Idaf ou pela Polícia Militar Ambiental.

Fonte: Idaf/ Texto: Francine Castro

Veja também

saude no es

Governo inaugura novo serviço de oftalmologia e oferta de cirurgias vasculares no norte capixaba

orcamento 2026

Governo do Estado realiza Audiências Públicas para elaboração do Orçamento 2026

171930539

Rússia e China condenam ataque ao Irã; França e EUA apoiam Israel

WhatsApp Image 2025-06-12 at 14.42.35

Seag participa da Conferência Nacional Sustentabilidade Brasil 2025 com foco no futuro do agronegócio

feira-dos-municipios

Feira dos Municípios 2025: conheça a programação e as atrações

95

Ministério da Fazenda detalha alterações em fundos imobiliários e Fiagro

53923902657_4529bd51be_o

Governo brasileiro avalia romper relações militares com Israel em resposta a ações em Gaza

img_0684

Thiago Ávila retorna ao Brasil após detenção por Israel durante missão humanitária à Gaza