Início da colheita de café: Idaf orienta sobre regularização dos secadores no Espírito Santo

Publicado em 15/05/2025 às 08:24

Compartilhe

Secador de café

Foto: Arquivo Idaf

Teve início, nesta quarta-feira (14), a abertura oficial da colheita de conilon no Espírito Santo, conforme previsto pela Lei Estadual nº 11.212/2020. O Estado é o segundo maior produtor brasileiro de café, com significativa produção de arábica e conilon, e por isso o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) reforça o compromisso dos produtores com a regularização dos secadores utilizados no processo de pós-colheita.

O licenciamento ambiental que autoriza o funcionamento dos secadores de café é de responsabilidade das prefeituras dos municípios, determinando as condicionantes ambientais para que o processo não cause prejuízos aos trabalhadores, ao meio ambiente e à população em geral, especialmente no que se refere ao controle da emissão de fumaça.

Anúncio

Lenha

No caso de consumo de lenha no secador, após o licenciamento é obrigatório obter no Idaf o certificado de registro de atividade florestal (CRAF), que deve ser renovado anualmente.

O gerente de Licenciamento e Controle Florestal em exercício do Idaf, Gabriel Hector Fontana , explica que o documento visa garantir o consumo de produto florestal de forma legal e sustentável. “Atualmente existem mais de mil empreendimentos registrados no Idaf para consumo de lenha. É fundamental que os estabelecimentos atuem em conformidade com a legislação, assegurando o cumprimento das exigências ambientais”, explicou Fontana.

Anúncio

Para orientações sobre como obter o CRAF, acesse: https://conectacidadao.es.gov.br/servico/9c6a40c2-cecc-42a3-ab4c-2ba62214f738/area-florestal-e-licenciamento-ambiental-certificado-de-registro-de-atividade-florestal-craf

O funcionamento de secador de café sem a devida regularização no Idaf é passível de autuação, interdição da atividade e apreensão da lenha. A multa pode variar de R$ 801,00 a R$ 38 mil aproximadamente.

Denuncie

Se você identificar situações de possível funcionamento irregular, que gere preocupações sobre as emissões de fumaça, por exemplo, as denúncias devem ser encaminhadas ao órgão ambiental municipal (secretaria de meio ambiente ou similares). No caso de uso ilegal de lenha, a denúncia deve ser encaminhada ao Disque-Denúncia 181 para atendimento pelo Idaf ou pela Polícia Militar Ambiental.

Fonte: Idaf/ Texto: Francine Castro

Veja também

Texto: Roberly Pereira / Fotos: Roberly Pereira

Homem condenado a 28 anos por estupro de vulnerável é preso em Marechal Floriano

capa

Marechal Floriano celebra 35 anos de emancipação e 164 anos de história neste sábado (31)

whatsapp-image-2026-10-29-at-16-53-12

PMES mobiliza mais de 5 mil militares para reforçar a segurança durante o feriado de Finados

Young woman at hospital pink ribbon breast cancer awareness month symbo

SUS registra crescimento na realização de mamografias e amplia tratamentos contra o câncer de mama

Close-up, an apple in a woman's hand, a selection of fruits in a supermarket.

Maçã acumula queda de quase 33% no preço em supermercados em 2026

WhatsApp Image 2026-10-30 at 23.21.3433

Biblioteca de Domingos Martins inaugura centro de ciência durante evento de astronomia

Sonho de Natal Pedra Azul - foto portal decorada

Sonho de Natal ilumina Pedra Azul neste sábado (31)

0d7a1102.jpg

Comitê dos EUA critica concessão de visto a Flávio Bolsonaro pelo governo Trump