Iniciada a recuperação da estrada na Rota do Carmo, em Domingos Martins

Publicado em 30/11/2022 às 16:16

Compartilhe

Iniciada-a-recuperacao-da-estrada-na-Rota-do-Carmo-em-Domingos-Martins

Texto: Julio Huber / Fotos: Divulgação

Moradores e empresários da Rota do Carmo, em Aracê, Domingos Martins, estão passando por transtornos e prejuízos por conta da situação em que se encontra a principal estrada que liga a BR-262 às propriedades, restaurantes e pousadas da região. O lamaçal tomou conta da estrada nos últimos dias, após chuvas atingirem a região.

O local está recebendo obras do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), em parceria com a Prefeitura, que prevê serviços de drenagem e pavimentação do trecho de nove quilômetros, com valor previsto de R$ 9.565.999,63. Entretanto, após chuvas começaram a atingir a região, a estra ficou intransitável.

As chuvas dos últimos dias deixaram a estrada intransitável

Empresários afirmam que estão tendo que manter seus estabelecimentos fechados nas últimas semanas e até já estão demitindo funcionários. É o caso de Vinícius Vilar. “As obras pararam nas vésperas das eleições e desde então estamos abandonados, sem conseguir abrir os empreendimentos. Já sofremos com a pandemia e não temos caixa para ficarmos de portas fechadas. Já comecei a demitir parte da equipe e os materiais de obras e de consumo que não chegam”, lamentou o empresário.

Na última semana, estudantes não conseguiram chegar às escolas, pois o transporte escolar não conseguiu trafegar na estrada. Também há relatos de pequenos acidentes devido aos atoleiros ao longo do trecho que está em obras.

Por meio da assessoria de imprensa, a Prefeitura de Domingos Martins informou que já está atuando em parceria com o Governo do Estado, responsável pelas obras, com trabalhos de intervenção e recuperação da trafegabilidade na via. Maquinários estão raspando a lama e está sendo aplicado saibro. O serviço de recuperação da via deve seguir até a próxima sexta-feira (02). A Prefeitura está fazendo o transporte do material e a empresa responsável pela obra está espalhando o saibro.

Estado afirma que obra não foi paralisada

O secretário estadual da agricultura, José Roberto Macedo Fontes informou, por meio da assessoria de imprensa, que as obras não foram paralisadas. “Lembramos que a diminuição de ritmo dos trabalhos devido às condições climáticas não significa que a obra está paralisada. Paralisação de obras públicas ocorrem oficialmente através de publicação em diário oficial”, disse o secretário.

A assessoria da Seag informou que o prazo de execução da pavimentação da estrada é de 360 dias. “Os serviços têm sido executados conforme projeto de engenharia, que inicialmente prevê a instalação de dispositivos de drenagem profunda para posterior execução das camadas do pavimento. Ainda conforme o projeto, o material a ser utilizado na camada de base de pavimentação é o REVSOL”, informou a Seag.

Os serviços de recuperação da via deve durar até a próxima sexta-feira (02)

A Secretaria afirmou que a empresa executora já obteve a licença ambiental para recebimento do material e agora aguarda a chegada do mesmo para a realização da pavimentação onde os serviços de drenagem já estiverem concluídos. “É importante lembrar que para a execução dos serviços de pavimentação é imprescindível que haja condições meteorológicas favoráveis para não prejudicar as características geotécnicas necessárias para que o material possa atingir os parâmetros técnicos estabelecidos no projeto”, destacou a nota da Seag.

Sobre as atuais condições da estrada, a assessoria do órgão estadual garantiu que “tem se comprometido, através da empresa executora dos serviços, a manter condições mínimas de trânsito, mas ressaltando que se faz necessário que as condições climáticas sejam adequadas para o retorno das atividades do projeto, o que já está sendo realizado neste momento”, finalizou a assessoria.

Veja também

corpo_50018_Deputado-Toninho-da-Emater--Comissao-de-Cultura--17062025LucasSCostaa

Projeto autoriza criação de Carteira Estadual de Docente no ES

NFF_VIANA_001_page-0001

Sefaz leva orientações sobre a Nota Fiscal Fácil a produtores rurais em Santa Maria de Jetibá e Viana

Alunos do Instituto Cultural das Montanhas. Foto Alexsandra Victório

Instituto Cultural das Montanhas celebra o natal com concertos na região serrana do ES

0e57b858-0cc5-4091-b760-a391da02e262

Brasil celebra abertura de mais de 500 novos mercados agropecuários entre 2023 e 2025

DIVULGAÇÃO- INCAPER

Incaper desenvolve substrato sustentável que reduz custo de mudas de maracujá no ES

Imagem do WhatsApp de 2025-12-15 à(s) 22.31.33_15f8f92c

Escritora de Marechal Floriano vence concurso literário nacional

Gamer,Playing,Online,Game,On,Smart,Phone,In,Dark,Room.

Domínio do iGaming móvel: por que os celulares lideram

FOTO CAPA

Temporal com ventania provoca alagamentos, queda de árvores e interdições nas Montanhas Capixabas