Informações sobre dinheiro público em Marechal Floriano estão disponíveis na internet

Publicado em 26/08/2019 às 11:38

Compartilhe

Quer saber quanto e de onde vem o dinheiro que entra no caixa da Prefeitura de Marechal Floriano? Essa informação está a poucos cliques e pode ser obtida na tela de um computador, notebook, tablet ou até na palma da mão com o smartphone.

Para ter acesso a ela, basta acessar o site da prefeitura (clique aqui) e entrar no ícone ‘Portal da Transparência’. Em seguida, clicar em ‘Receitas’. Ali, há uma tabela onde o internauta consegue saber o valor e origem das entradas no caixa municipal, ou seja, o que vem dos impostos, taxas, transferências, contribuições em dinheiro recolhido ou incorporado.

Também dá para saber a data de cada entrada. E ainda qual é o valor previsto para arrecadação anual de cada item, conforme planejado no orçamento municipal. Por exemplo, a cada entrada de recursos arrecadados com recolhimento de IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano), a tabela informa qual é o montante geral esperado conforme o orçamento aprovado para aquele ano.

Outra ferramenta interessante, é que dá para filtrar a receita municipal por mês, ano e até dia. Em outras palavras, dá para acompanhar praticamente em tempo real o que entra de dinheiro na Prefeitura.

Além do item ‘Receita’, o Portal da Transparência também traz informações financeiras sobre licitações e compras, contratações de serviços, salários dos servidores, movimentação no almoxarifado e patrimônio de bens móveis e imóveis da Prefeitura. Também informa o orçamento do município, que é determinado anualmente, além de especificar repasses para outros entes e instituições da sociedade. Em outras palavras, toda a contabilidade com o dinheiro do contribuinte.

Boa avaliação do Tribunal

Informações sobre dinheiro público em Marechal Floriano estão disponíveis na internetA responsabilidade pela gestão do Portal da Transparência é da secretaria Municipal de Municipal de Controle Interno. A secretária Solange Lemke Lampier, explica que o papel da pasta é monitorar o Portal e avaliar se as demais secretarias estão publicando as informações conforme exige a legislação.

Para Solange, o Portal permite ao morador de Marechal e também a qualquer outra pessoa acompanhar o que acontece na administração pública. “Dá uma transparência maior para a população. A gente também publica instruções normativas, relatórios, inclusive a do e-SIC (Sistema Eletrônico do Serviço de Informação ao Cidadão) em atendimento à lei de acesso à informação”, enumera.

A secretária acrescenta que a cada dois anos o Tribunal de Contas do Estado (TCE) faz auditoria no Portal. “Temos tido boa avaliação no Tribunal de Contas”, conclui. A manutenção do Portal da Transparência é exigida pela lei federal 131/2009, que determina à União, estados e aos municípios dispor em tempo real na internet movimentações com receitas e despesas.

Veja também

ministerio do saude anuncia parceria

Ministério da Saúde assina parcerias na Índia para produção de medicamentos contra o câncer no SUS

back-view-woman-holding-credit-card-floor

Mais de 76 mil capixabas saem da inadimplência em janeiro

view-hands-with-heart-shape-represent-affection 5

Atividade física e saúde do coração: por que se movimentar é essencial

foto nova 6y53g5ty

Olivas de Gramado promove 2º Festival do Azeite com experiências imersivas na Serra Gaúcha

Senior african american woman in face mask receiving vaccination. retirement and senior lifestyle during covid 19 pandemic concept.

Espírito Santo recebe primeiras doses da vacina nacional contra a dengue do Instituto Butantan

secom

Estado reforça parcerias e anuncia novos investimentos em Vila Pavão nas áreas de saúde, educação e infraestrutura

45_donald_trump-the-whinte-house-1024x1024-1-1-1

Suprema Corte dos EUA derruba tarifaço imposto por Trump

55104351798_4398a33af6_o

Lula defende que IA fique a cargo de instituição multilateral