Incêndios florestais empobrecem a diversidade da Amazônia

Publicado em 13/12/2024 às 08:44

Compartilhe

53543424679_1735f7c981_o

Foto: Jader Souza/AL Roraima

Pesquisadores que estudam os impactos de queimadas na floresta identificaram o empobrecimento de espécies e a redução do estoque de carbono em áreas de transição entre a Amazônia e o Cerrado. O estudo, financiado pelo Instituto Serrapilheira, revelou uma diminuição de até 68% na capacidade de retenção de dióxido de carbono (CO₂) na biomassa de florestas impactadas repetidamente pelo fogo.

Sob a liderança de Fernando Elias, da Universidade Federal Rural da Amazônia, e Maurivan Barros Pereira, da Universidade Estadual do Mato Grosso, os cientistas analisaram 14 áreas florestais, divididas em três categorias: nunca impactadas pelo fogo, queimadas uma vez e queimadas múltiplas vezes. Em campo, coletaram dados como o número de espécies, a densidade de troncos e os estoques de carbono acima do solo.

“A Amazônia não está se transformando em uma grande savana, mas em uma floresta secundária, mais pobre, com menor estoque de carbono e menos indivíduos”, alerta Elias, destacando uma redução de até 70% nos estoques de carbono.

Cenas da Amazônia, por Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

Risco de extinção

Para entender como a composição florística é afetada pelo fogo, os pesquisadores categorizaram as espécies como típicas do Cerrado, de ambientes florestais ou generalistas, que ocorrem em ambos os biomas. Elias explica que a savanização da Amazônia foi descartada, pois o número de espécies savânicas e generalistas permaneceu estável após o fogo, enquanto as espécies florestais, mais vulneráveis, declinaram significativamente.

“Espécies florestais raras podem ser extintas localmente, pois não possuem características de defesa contra o fogo, como casca grossa ou súber”, explica o pesquisador, destacando a gravidade para ecossistemas e populações locais.

Comprometimento dos serviços ecossistêmicos

O empobrecimento das florestas também representa uma ameaça global, comprometendo serviços ecossistêmicos como regulação de chuvas, sequestro de carbono, e polinização. “Florestas queimadas não conseguem fornecer os mesmos serviços de uma floresta prístina”, alerta Elias.

Cada área queimada não apenas emite gases de efeito estufa, mas também libera o carbono armazenado em suas árvores. Os estoques de carbono das áreas não queimadas foram estimados em 25,5 toneladas por hectare, enquanto áreas queimadas uma vez apresentaram 14,1 toneladas, e áreas queimadas múltiplas vezes apenas 8 toneladas.

Vulnerabilidade e contexto regional

As áreas estudadas estão localizadas na região conhecida como Arco do Desmatamento, nas divisas entre Amazonas, Pará e Mato Grosso. Essa região, mais seca que outras partes da Amazônia, é altamente vulnerável às mudanças climáticas e à degradação causada pela agropecuária. Elias destaca que muitas dessas áreas são tratadas como Cerrado, permitindo desmatamento de até 80%, apesar de abrigarem espécies amazônicas e elevado estoque de carbono.

Apoio e colaboração

O estudo “Mudanças Pós-fogo na Diversidade, Composição e Carbono das Árvores em Períodos Sazonais das Florestas no Sul da Amazônia” contou também com pesquisadores do Campus de Confresa do Instituto Federal de Mato Grosso e da Universidade de Exeter. O projeto foi financiado pelo Instituto Serrapilheira, que apoia projetos de ciência e comunicação da ciência no Brasil, investindo mais de R$ 90 milhões desde 2017.

Fonte: Fabíola Sinimbú – Repórter da Agência Brasil

Veja também

ministerio do saude anuncia parceria

Ministério da Saúde assina parcerias na Índia para produção de medicamentos contra o câncer no SUS

back-view-woman-holding-credit-card-floor

Mais de 76 mil capixabas saem da inadimplência em janeiro

view-hands-with-heart-shape-represent-affection 5

Atividade física e saúde do coração: por que se movimentar é essencial

foto nova 6y53g5ty

Olivas de Gramado promove 2º Festival do Azeite com experiências imersivas na Serra Gaúcha

Senior african american woman in face mask receiving vaccination. retirement and senior lifestyle during covid 19 pandemic concept.

Espírito Santo recebe primeiras doses da vacina nacional contra a dengue do Instituto Butantan

secom

Estado reforça parcerias e anuncia novos investimentos em Vila Pavão nas áreas de saúde, educação e infraestrutura

45_donald_trump-the-whinte-house-1024x1024-1-1-1

Suprema Corte dos EUA derruba tarifaço imposto por Trump

55104351798_4398a33af6_o

Lula defende que IA fique a cargo de instituição multilateral