Incêndio em subestação causa apagão e fecha aeroporto de Heathrow, afetando milhares de voos

Publicado em 21/03/2025 às 13:45

Compartilhe

4216288

Foto: Freepik

Um incêndio em uma subestação elétrica causou um apagão no aeroporto de Heathrow, em Londres (Reino Unido), na noite de quinta-feira (20). as autoridades locais preveem que o aeroporto permanecerá fechado durante toda a sexta-feira (21).

Sendo um dos aeroportos mais movimentados do mundo, o fechamento afetará pelo menos 1.350 voos, conforme dados do site de rastreamento de voos FlightRadar24. Passageiros foram instruídos a não se dirigirem a Heathrow até que o aeroporto seja reaberto.

Vários voos já foram desviados para outros aeroportos, enquanto alguns, incluindo operações da United Airlines, foram cancelados. Companhias como Qantas, British Airways e Virgin Atlantic também relataram interrupções para reorganizar suas rotas.

A Air India, que tem Heathrow como um dos seus principais destinos internacionais, operando cerca de 40 voos semanais, informou que um voo com destino a Londres precisou retornar a Mumbai, enquanto outro foi desviado para Frankfurt. Todos os voos programados para Heathrow na sexta-feira foram cancelados.

A Ryanair, maior companhia aérea da Europa em volume de passageiros, anunciou o lançamento de oito “voos de resgate” para atender clientes afetados. Esses voos serão operados entre o Aeroporto de Londres Stansted e Dublin, com quatro partidas na sexta-feira e mais quatro no sábado (22), segundo a companhia em comunicado nas redes sociais.

Já a Cathay Pacific, principal companhia aérea de Hong Kong, tinha cinco voos programados para Heathrow na sexta-feira, segundo o New York Times. A empresa anunciou que permitirá a alteração ou o cancelamento gratuito de passagens para passageiros com viagens previstas nos próximos dois dias.

Impacto no transporte

O apagão também afetou outros meios de transporte. O New York Times informou que o Heathrow Express, trem que conecta o aeroporto à estação Paddington, no centro de Londres, reduziu sua operação. Passageiros já presentes no aeroporto podem embarcar, mas novas viagens com destino a Heathrow foram suspensas.

Causa do apagão

O incidente que levou ao fechamento do aeroporto foi provocado por uma falha elétrica generalizada, após um transformador pegar fogo dentro de uma subestação. O Corpo de Bombeiros local mobilizou dez viaturas e cerca de 70 bombeiros para conter as chamas, após ser acionado às 22h23 (horário local) de quinta-feira. A causa do incêndio ainda está sob investigação.

O fogo causou grandes transtornos na região, deixando mais de 16.300 residências sem energia. O Corpo de Bombeiros recebeu quase 200 chamadas relacionadas ao incidente e enviou equipes de várias localidades, incluindo Hayes, Heathrow, Hillingdon e Southall, para ajudar no combate às chamas.

O incêndio foi controlado por volta das 6h30 (3h30 da manhã no Brasil), mas equipes permanecem no local. O secretário de Energia do Reino Unido, Ed Miliband, classificou o incidente como um “incêndio catastrófico”. Ele também afirmou que alguns geradores de backup foram comprometidos, dificultando ainda mais a recuperação do fornecimento de energia.

Veja também

Noite - Cena Escola de Dança - Credito Ivna Messina (1)

Domingos Martins (ES) recebe a 1ª Mostra de Artes Cênicas

45645

Comitê Gestor do IBS e Receita Federal orientam empresas sobre a entrada em vigor de novos tributos

VACINA EM GRAVIDA- FREEPIK

Espírito Santo recebe o primeiro lote da vacina contra o vírus sincicial respiratório para proteger recém-nascidos

{CA66CACA-3C4C-3BAC-B5E5-7EBC56AEDBDE}

Saúde de Alfredo Chaves registra avanços e mais de 90 mil atendimentos em 2025

reunião_comitê (1)

Comitê Integrado vai intensificar operações Força pela Vida em dezembro no Espírito Santo

sau (1)

Servidores do Iases são capacitados para agir em emergências e salvar vidas

Incaper_tilapia_Arquivo (1)

Tilápia capixaba amplia produção e agrega valor ao setor de aquicultura

DJI_0377-1

Nova megaestrutura com capacidade para 35 mil pessoas promete impulsionar o turismo de negócios no Espírito Santo