Incaper e Idaf vencem “Prêmio Inoves” na categoria “Ideia”

Publicado em 09/12/2018 às 10:55

Compartilhe

O projeto “AlertGreen – Sistema de Alerta para Monitoramento de Diaforina citri, vetor do Greening”, desenvolvido numa parceria entre o Instituto Capixaba de Pesquisa e Extensão Rural (Incaper) e o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), foi vencedor na categoria “Ideia” do Ciclo 2018 do Prêmio Inoves.

O prêmio é organizado pelo Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger), e a relação dos vencedores foi divulgada nesta sexta-feira(07).

Segundo o engenheiro-agrônomo do Idaf em Alegre, Ringo Souza Batista, que desenvolveu a ideia juntamente com o Incaper, trata-se de um sistema para monitoramento do Greening (praga que atinge a cultura do citros), que visa manter o Estado como área livre dessa doença.

“Vencer o prêmio Inoves é uma alegria enorme, além de uma grande responsabilidade pelo trabalho que virá pela frente. Buscar projetos inovadores, com o intuito de beneficiar a sociedade é uma missão contínua do Idaf e prioridade em nossa gestão. Gostaria de parabenizar todos os servidores que participaram desse projeto”, destacou o diretor-presidente do Idaf, Júnior Abreu.

{loadmodule mod_custom,Banner AdSense – Lateral 2}

Segundo Ringo, a coleta dos insetos no campo e o exame laboratorial de diagnose do agente causador da doença já estão sendo realizados. Além disso, está sendo desenvolvido um protótipo do sistema para a execução da ideia, com a participação de citricultores, responsáveis técnicos e profissionais da defesa vegetal do Idaf.

Segundo o pesquisador do Incaper José Salazar Zanuncio Junior, um dos participantes do projeto, a ideia é desenvolver um aplicativo chamado “Citrus SA”, que permite que o produtor cadastre a área para monitorar o ataque dos psilídeo (transmissor da doença) na plantação. A bactéria causadora da doença interrompe a circulação, causando a morte da planta. “O próximo passo é cadastrar os produtores. Vamos orientá-los para fazerem o cadastro das propriedades no sistema e, sendo identificado o psilídeo, os técnicos farão a coleta do inseto vetor para verificar se está infectado e avaliar a necessidade de controlar o inseto”, explicou.

Premiação

Os vencedores receberão recursos de até R$ 40 mil, em uma parceria estabelecida com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes), além de apoio técnico do Laboratório de Inovação na Gestão da Seger (LAB.ges), para aplicação em seu desenvolvimento.

Veja também

ministerio do saude anuncia parceria

Ministério da Saúde assina parcerias na Índia para produção de medicamentos contra o câncer no SUS

back-view-woman-holding-credit-card-floor

Mais de 76 mil capixabas saem da inadimplência em janeiro

view-hands-with-heart-shape-represent-affection 5

Atividade física e saúde do coração: por que se movimentar é essencial

foto nova 6y53g5ty

Olivas de Gramado promove 2º Festival do Azeite com experiências imersivas na Serra Gaúcha

Senior african american woman in face mask receiving vaccination. retirement and senior lifestyle during covid 19 pandemic concept.

Espírito Santo recebe primeiras doses da vacina nacional contra a dengue do Instituto Butantan

secom

Estado reforça parcerias e anuncia novos investimentos em Vila Pavão nas áreas de saúde, educação e infraestrutura

45_donald_trump-the-whinte-house-1024x1024-1-1-1

Suprema Corte dos EUA derruba tarifaço imposto por Trump

55104351798_4398a33af6_o

Lula defende que IA fique a cargo de instituição multilateral