Incaper e Fecapis realizam primeiro encontro de apicultura e meliponicultura em Linhares

Publicado em 28/08/2025 às 08:08

Compartilhe

Abelhas- Freepik

Foto: Freepik

O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e a Federação Capixaba das Associações de Apicultores (Fecapis) realizam, nesta sexta-feira (29), o 1º Encontro de Apicultura e Meliponicultura em Linhares. O evento acontece no Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação do Norte do Incaper (CPDI Norte) e vai reunir apicultores, meliponicultores, pesquisadores, técnicos e interessados em conhecer melhor ou iniciar essas atividades.

O principal objetivo é promover a integração entre os criadores de abelhas africanizadas (apicultura) e de abelhas nativas sem ferrão (meliponicultura), com representantes de instituições que desenvolvem estudos e ações de fomento nessas áreas. Ao longo da programação, os participantes vão compartilhar conhecimentos, debater desafios e traçar estratégias conjuntas para o fortalecimento dessas atividades.

Embora distintas, a apicultura e a meliponicultura compartilham obstáculos semelhantes e podem ganhar mais representatividade quando atuam em conjunto. “Esse é o primeiro encontro que realizamos, e a expectativa é muito positiva. A integração, o diálogo e a troca de conhecimentos técnicos entre esses segmentos são fundamentais para o fortalecê-los no Espírito Santo, de modo que, cada vez mais, se tornem uma alternativa viável para a diversificação da produção agrícola”, destacou o extensionista do Incaper em Linhares, Alex Fabian Rabelo Teixeira.

No encontro, Alex Fabian apresentará as ações desenvolvidas pelo Incaper na área, com destaque para a Estação das Abelhas, instalada na Fazenda Experimental de Linhares. Nesse espaço, o Instituto realiza atividades de orientação voltadas à criação de abelhas sem ferrão, fundamentais para a polinização de plantas nativas, conservação da biodiversidade e recuperação de florestas. Já a abelha africanizada, com ferrão, tem uso consolidado na agricultura, sendo importante tanto para a polinização de culturas quanto para a produção de mel em larga escala.

Além das palestras, haverá exposição de produtos e materiais relacionados à apicultura e à meliponicultura, montada na área externa do CPDI Norte.

As inscrições para o evento são gratuitas e podem ser feitas no local ou, antecipadamente, por meio de formulário on-line (clique para acessar). O encontro tem apoio da Suzano.

Produção de mel em crescimento no Espírito Santo

A produção de mel tem crescido no Espírito Santo. Em 2024, atingiu o melhor desempenho desde 2015, somando 840 toneladas, segundo dados do último Boletim da Conjuntura Agropecuária Capixaba, elaborado pelo Incaper. Além do mel, a apicultura e a meliponicultura geram produtos como própolis e cera, com alto potencial para agregar valor à produção e ampliar a renda dos criadores.

Programação
Local: CPDI Norte – BR 101 Sul, km 154, Bairro Bebedouro, Linhares/ES (após a Polícia Rodoviária Federal)

  • Sexta-feira (29/08)
  • 08h30 – Abertura e boas-vindas
  • 09h15 – Manejo Profissional no apiário: O impacto da renovação de rainhas – André Lopes (Consultor da Fecapis – Fundão/ES)
  • 10h00 – A integração entre apicultura e meliponicultura nas atividades sustentáveis – Heber Luiz Pereira (Doutor em Zootecnia – Maringá/PR)
  • 11h30 – Debate: Gargalos e perspectivas para o setor – Arno Wieringa (Presidente da Fecapis – Pedra Azul/ES)
  • 12h00 – Almoço no local
  • 13h00 – Uruçu Capixaba: Estratégia de conservação no Espírito Santo – Prof. Dr. Vander Calmon Tosta (Ufes – São Mateus/ES)
  • 14h00 – Ações de preservação de abelhas nativas sem ferrão – Prof. MSc. Sidnei Giles de Andrade (Ifes – Venda Nova do Imigrante/ES)
  • 15h00 – Café com Mel
  • 15h30 – Relato das ações do Incaper com abelhas – Alex Fabian Rabelo Teixeira (Extensionista do Incaper – Linhares/ES)
  • 16h30 – Encerramento

Fonte: Incaper

Veja também

corpo_50018_Deputado-Toninho-da-Emater--Comissao-de-Cultura--17062025LucasSCostaa

Projeto autoriza criação de Carteira Estadual de Docente no ES

NFF_VIANA_001_page-0001

Sefaz leva orientações sobre a Nota Fiscal Fácil a produtores rurais em Santa Maria de Jetibá e Viana

Alunos do Instituto Cultural das Montanhas. Foto Alexsandra Victório

Instituto Cultural das Montanhas celebra o natal com concertos na região serrana do ES

0e57b858-0cc5-4091-b760-a391da02e262

Brasil celebra abertura de mais de 500 novos mercados agropecuários entre 2023 e 2025

DIVULGAÇÃO- INCAPER

Incaper desenvolve substrato sustentável que reduz custo de mudas de maracujá no ES

Imagem do WhatsApp de 2025-12-15 à(s) 22.31.33_15f8f92c

Escritora de Marechal Floriano vence concurso literário nacional

Gamer,Playing,Online,Game,On,Smart,Phone,In,Dark,Room.

Domínio do iGaming móvel: por que os celulares lideram

FOTO CAPA

Temporal com ventania provoca alagamentos, queda de árvores e interdições nas Montanhas Capixabas