Incaper apoia implementação de cacau orgânico em Cachoeiro de Itapemirim

Publicado em 01/07/2024 às 08:58

Compartilhe

agro-01-07-ft-incaper-projeto-cacau

Para diversificar culturas e, consequentemente aumentar a renda, uma família de Cachoeiro de Itapemirim iniciou o cultivo de cacau orgânico e biodinâmico por meio de Sistemas Agroflorestais (SAFs). Os Giori têm propriedade na comunidade de Barra do Mutum e produzem café conilon orgânico, entre outros cultivos.

Esse processo teve início em fevereiro de 2023 e contou com a Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).

Dos seis irmãos que moram na comunidade, quatro atuam na propriedade e são certificados enquanto produtores orgânicos e biodinâmicos em café conilon. Em fevereiro do ano passado, eles identificaram a dificuldade em criar um viveiro orgânico de cacau. A solução encontrada foi implementar muda própria, com a orientação da Ater.

“O viveiro está pronto e recentemente ocorreu a enxertia das mudas. Agora, esperamos que, entre dois e três meses, seja iniciado o plantio na área selecionada”, explicou Lucas Calazans, extensionista do Incaper responsável pelo apoio aos irmãos.

Os irmãos têm o interesse de aumentar a diversificação das culturas em uma área dedicada ao plantio por meio de SAFs, com a inserção de açaí, sapucaia e outras frutíferas originárias da Mata Atlântica, como jenipapo e cajá.

Mesmo após a etapa do plantio, o Incaper continuará com apoio técnico no desenvolvimento das lavouras.

Cacau em números

O Espírito Santo é o 3º maior produtor brasileiro de cacau, com expressiva produção em 45 municípios capixabas. Dentro do Estado, Linhares é o maior produtor e concentra 70,7% da produção estadual. Levantamentos feitos pela Secretaria de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), revelam que somente em 2021 o cacau capixaba somou 11.544 toneladas, agregando R$162,5 milhões ao agronegócio capixaba.

Cacau em livro

Está disponível no site da Biblioteca Rui Tendinha o livro “Cadeia Produtiva do Cacau no Espírito Santo”. O volume faz parte da coleção Fruticultura Capixaba, lançada pelo Instituto em parceria com outras instituições, entre elas, a Seag e Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes).

Fonte e foto: Incaper

Veja também

WhatsApp Image 2025-07-03 at 18.06.10

Espírito Santo lança plano estratégico “ES 500 Anos” para guiar o desenvolvimento até 2035

corpo_48959_FeiradosMunicipios03072025EllenCampanharo16 (1)

Começa a Feira dos Municípios 2025 com expectativa de mais de 80 mil visitantes

WhatsApp Image 2025-07-03 at 17.40.38

Setur realiza primeira edição do Fórum dos Secretários Municipais de Turismo durante a Feira dos Municípios

capa

TecnoAgro 2025 reúne inovação, tecnologia e sustentabilidade

trevo-marechal

Moradores de Marechal Floriano podem sugerir melhorias para os próximos anos durante audiências

capa

Hospital Padre Máximo recebe maior certificação de organização nacional

Festival Tudo Tem, em Ponto Alto

Domingos Martins recebe a 1ª edição do Festival Tudo Tem, em Ponto Alto

Design sem nome (4)

Cultivo mais prático e eficiente: Incaper recomenda ‘paper pot’ para mudas de conilon