Inca lança publicação com novos dados sobre câncer de mama no Brasil

Publicado em 04/10/2025 às 12:53

Compartilhe

mamografia -freepik

Foto: Freepik

O Instituto Nacional de Câncer (Inca) lançou, nesta sexta-feira (3), durante a campanha do Outubro Rosa, a publicação “Controle de câncer de mama no Brasil: dados e números 2025”. O material reúne informações sobre incidência, mortalidade, fatores de risco, prevenção, exames e tratamento, e tem como objetivo subsidiar o trabalho de profissionais de saúde e gestores públicos em todo o país.

Segundo o Inca, o câncer de mama continua sendo o que mais mata mulheres no Brasil. Para este ano, a estimativa é de 73.610 novos casos. Em 2023, mais de 20 mil óbitos foram registrados pela doença. Entre 2020 e 2023, houve queda da mortalidade entre mulheres de 40 a 49 anos.

O relatório mostra que o Sudeste concentra a maior incidência da doença, enquanto Santa Catarina lidera entre os estados. Já em relação à mortalidade, as regiões Sul, Sudeste e Nordeste registram as maiores taxas, com destaque para Roraima, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

A chefe da Divisão de Detecção Precoce e Organização de Rede do Inca, Renata Maciel, destacou avanços recentes. “Nos últimos três anos, o tempo entre o diagnóstico e o início do tratamento melhorou, especialmente na Região Sul, que tem o maior percentual de casos tratados em até 60 dias”, afirmou.

Ela ressaltou, no entanto, que a cobertura do rastreamento ainda é baixa no Brasil. “Precisamos aumentar essa cobertura para 70%. Hoje, em alguns estados do Norte, ela está em torno de 5,3%, e no Espírito Santo, em 33%. É muito pouco. Nosso foco é ampliar o rastreamento organizado para que as mulheres façam mamografia a cada dois anos”, explicou.

O diretor do Departamento de Atenção ao Câncer do Ministério da Saúde, José Barreto, também reforçou a importância da detecção precoce. “O tempo é vida no câncer. Estamos trabalhando para reduzir a fila de espera no tratamento e incorporamos novos medicamentos dentro do programa Agora Tem Especialista, do governo federal”, destacou.

Fonte: Ana Cristina Campos – Repórter da Agência Brasil

Veja também

ministerio do saude anuncia parceria

Ministério da Saúde assina parcerias na Índia para produção de medicamentos contra o câncer no SUS

back-view-woman-holding-credit-card-floor

Mais de 76 mil capixabas saem da inadimplência em janeiro

view-hands-with-heart-shape-represent-affection 5

Atividade física e saúde do coração: por que se movimentar é essencial

foto nova 6y53g5ty

Olivas de Gramado promove 2º Festival do Azeite com experiências imersivas na Serra Gaúcha

Senior african american woman in face mask receiving vaccination. retirement and senior lifestyle during covid 19 pandemic concept.

Espírito Santo recebe primeiras doses da vacina nacional contra a dengue do Instituto Butantan

secom

Estado reforça parcerias e anuncia novos investimentos em Vila Pavão nas áreas de saúde, educação e infraestrutura

45_donald_trump-the-whinte-house-1024x1024-1-1-1

Suprema Corte dos EUA derruba tarifaço imposto por Trump

55104351798_4398a33af6_o

Lula defende que IA fique a cargo de instituição multilateral