Iema e Prefeitura Venda Nova do Imigrante assinam acordo de cooperação técnica do programa ‘Preservando o nosso quintal’

Publicado em 27/06/2021 às 12:15

Compartilhe

Iema-cotrato

O Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) e o município de Venda Nova do Imigrante assinaram, nesta quinta-feira (24), o Acordo de Cooperação do programa “Preservando o nosso quintal”. O município é o primeiro a firmar a parceria, que visa a democratizar as informações do livro “Preservando o nosso quintal – Parque Estadual de Pedra Azul” com as comunidades dos quatro municípios que ficam no entorno da Unidade de Conservação.

Além de Venda Nova, o acordo será assinado com Vargem Alta, Alfredo Chaves e Domingos Martins, município-sede do Parque Estadual de Pedra Azul.

“É fundamental que quem está no entorno entenda que o parque é um ativo da comunidade também. Por isso, é importante conscientizar para que todos percebam o valor da Unidade de Conservação, para que cuidem e vivam em equilíbrio. Queremos agradecer a prefeitura de Venda Nova por essa parceria, que é uma porta para a relação da sociedade com o parque da Pedra Azul”, destacou o diretor-presidente do Iema. 

“Este é o primeiro passo para o início das formações junto a escolas e comunidade, no intuito da potencialização socioambiental do entorno da Unidade, por meio do livro e visita ao parque”, explica Anna Tristão, gerente de Educação Ambiental do Iema. Anna lembra ainda que o Programa ‘Preservando o Nosso Quintal’ visa a aproximar comunidade, família, turistas, escolas e pesquisadores ao pertencimento enquanto território.

O diálogo com as prefeituras também tem a intenção de envolver a gestão municipal na execução de atividades previstas, como formação de multiplicadores, a ser oferecida em formato de Educação a Distância (EaD), além de visitas técnicas e fomento de projetos de educação ambiental e espaços de participação na região onde cada Unidade de Conservação está localizada.

O evento de assinatura seguiu os protocolos sanitários e contou com a presença do prefeito de Venda Nova do Imigrante, Paulo Mineti; do vice-prefeito, Tarcísio Botacin; do secretário municipal de Meio Ambiente, Maxuel Bestete, além de outros secretários municipais, vereadores, representantes de escolas e associações de reciclagem e educação ambiental. 

Preservando o nosso quintal

O Programa de Educação Ambiental “Preservando o nosso quintal” foi desenvolvido pela Gerência de Educação Ambiental do Iema, por meio do Centro de Informação e Documentação (Cidoc), em parceria com a Gerência de Recursos Naturais e as equipes das unidades de conservação envolvidas. 

Por meio dele, são produzidos livros com linguagem clara e acessível, destacando a biodiversidade, a fauna, a flora, a cultura e a geodiversidade das Unidades de Conservação (UCs). As publicações são distribuídas para as comunidades do entorno e utilizadas para conscientizar e criar pertencimento, para que todos atuem na preservação ambiental.

Atualmente, estão publicadas a 1ª e 2ª edições do livro sobre o Parque Estadual Paulo Cesar Vinha e a 1ª edição do Parque Estadual Pedra Azul. Ambos têm versões impressas e digitais. A previsão é de que outras Unidades de Conservação também sejam contempladas.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Iema

Veja também

Alunos do Instituto Cultural das Montanhas. Foto Alexsandra Victório

Instituto Cultural das Montanhas celebra o natal com concertos na região serrana do ES

0e57b858-0cc5-4091-b760-a391da02e262

Brasil celebra abertura de mais de 500 novos mercados agropecuários entre 2023 e 2025

DIVULGAÇÃO- INCAPER

Incaper desenvolve substrato sustentável que reduz custo de mudas de maracujá no ES

Imagem do WhatsApp de 2025-12-15 à(s) 22.31.33_15f8f92c

Escritora de Marechal Floriano vence concurso literário nacional

Gamer,Playing,Online,Game,On,Smart,Phone,In,Dark,Room.

Domínio do iGaming móvel: por que os celulares lideram

FOTO CAPA

Temporal com ventania provoca alagamentos, queda de árvores e interdições nas Montanhas Capixabas

Messy wires attached to the electric pole, the chaos of cables and wires on an electric pole in Bangkok, Thailand, concept of electricity

Câmara de Venda Nova aprova projeto para remoção de cabos e fios sem uso nas vias urbanas

fogos de artificio

Governo do ES regulamenta lei que proíbe fabricação e queima fogos de artifício ruidosos